ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Em Corumbá, PF prendeu 11 servidores da Receita Federal

Redação | 07/11/2008 10:55

A PF (Polícia Federal) já prendeu 11 servidores da Receita Federal, em Corumbá, na operação desencadeada em oito Estados, com objetivo de desmantelar grupos criminosos de combate a fraude ao fisco.

De acordo com informações apuradas pelo site Capital do Pantanal, os oito auditores e os três analistas foram presos em casa. Por conta da operação Vulcano, o prédio da Receita na cidade está fechado e os demais servidores foram impedidos de entrar.

A Justiça Federal expediu 33 mandados de prisão e 49 de busca e apreensão para Corumbá. Há empresários também presos. Falta ser cumprido apenas um mandado de prisão no município.

Também já foram presas duas pessoas em Campo Grande, uma delas é empresário; uma em Ponta Porã e uma em Dourados. Para estas três cidades são cinco mandados de busca e apreensão. Há ainda um mandado de prisão em aberto, na Capital.

As quadrilhas desmanteladas hoje começaram a ser investigadas em 2006, e a estimativa da Receita é que o prejuízo causado aos cofres públicos chegue a R$ 600 milhões.

Segundo a PF, os presos estão envolvidos com a "exportação fictícia" de insumos de cerveja e de pneus. Estão envolvidas empresas importadoras e exportadoras, transportadores, despachantes aduaneiros, empresas concessionárias de serviço público, servidores públicos e outros agentes privados.

Em outra estratégia da quadrilha, mercadorias estrangeiras, principalmente produtos têxteis e alimentícios, entravam em território nacional com subfaturamento, com declaração diferente de quantidade e qualidade e com falsificação de sua origem, já que produtos chineses e coreanos eram importados como se fossem bolivianos para utilizar benefícios fiscais destinados ao países do Mercosul.

Os presos serão indiciados por crimes como crime contra a ordem tributária, facilitação de contrabando e descaminho, corrupção ativa e passiva, inserção de dados falsos em sistema de informações, falsidade ideológica, formação de quadrilha, crime contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

Nos siga no Google Notícias