ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Em Londres, camelôs lembram a Rui Barbosa de há 11 anos

Redação | 03/03/2010 14:35

Quem disse que em Londres não tem camelô? Pois tem. E nem é em um local exclusivo como o Camelódromo de Campo Grande. São barracas instaladas em vários locais e em plena calçada de avenidas importantes como a Totteham Road e a Oxford Street, que lembram a nossa antiga Rui Barbosa, no trecho entre Barão do Rio Branco e Afonso Pena, onde há 11 anos os camelôs tomavam conta de toda a calçada e disputavam espaço com os pedestres.

O campo-grandense com mais de 20 anos de idade que vier a Londres e passear pela Totteham Road, com suas lojas de produtos eletrônicos de lado a lado, ou pela Oxford Street, um dos melhores locais para fazer compras na capital inglesa, uma espécie de shopping a céu aberto, onde há de famosas lojas de departamentos e marcas internacionais a boutiques de designers e cadeias de lojas, certamente vai se lembrar da nossa antiga Rui Barbosa.

Aliás, caminhar pela Oxford Street é um programa quase imperdível. Mesmo que não compre nada. Só o fato de ser uma das avenidas comerciais mais importantes da Europa já faz valer a pena. São grandes magazines misturadas com pequenas lojas de descontos com produtos expostos em bancas na calçada e barracas de camelôs que vendem até Louis Vuitton a preço popular. Nesta época do ano, além das vitrines com suas coleções de inverno em liquidação, no vai-e-vem das pessoas é possível observar todas as tendências de moda e comportamento. Nada causa espanto.

Lojas como a Zara, Mango, H&M e até a Nike com produtos que seguem as tendências da moda a um preço acessível estão entre as mais freqüentadas da Oxford Street, mas a preferida parece ser a gigantesca Primark, distante apenas 200 metros do Park Lane, um dos principais parques públicos de Londres. Com preços populares, a loja tem tudo da moda masculina e feminina e está sempre cheia. Lá podemos ouvir todo tipo de idioma. "Aqui tem de tudo para todos os gostos e bolsos de gente do mundo inteiro. Brasileiro aqui nada de braçada. Podemos comprar por uma miséria e ainda tirar uma onda com os amigos no Brasil", disse o três-lagoense Anselmo Luiz Souza, que está há 5 anos na Inglaterra.

Segundo Anselmo, que em Londres ganha a vida fazendo serviços gerais na área da construção civil, quando o dinheiro não permite fazer compra nem na Primark a solução está nos camelôs. "Mais barato do que nos camelôs é difícil", comentou.

Nos siga no Google Notícias