ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em MS, 41 mil crianças estão fora da escola, diz Unicef

Redação | 13/06/2009 16:55

O Ministério da Educação promete identificar e tentar a inserção de 2,4% da crianças brasileiras em idade escolar que estão fora das salas de aula. No Centro-Oeste, essa taxa é um pouco menor, 2,3%.

Mato Grosso do Sul supera essas duas médias, 2,5% das crianças entre 7 e 17 anos, cerca de 41 mil nessa faixa não estudam, segundo estudo feito pelo Unicef. No ensino Fundamental, considerado obrigatório hoje no Brasil, o número é menor: 9 mil.

A ação já começou por 55 municípios da região Norte do País, mas deve se estender por todos os estados. Por enquanto, a equipe de estatísticos só conseguiu encontrar 95 mil das 680 mil crianças a partir do cruzamento de diversos bancos de dados.

O número foi divulgado nessa semana pelo Unicef, que realizou o estudo "Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009".

"As mais atingidas são as [crianças] oriundas de populações vulneráveis como as negras, indígenas, quilombolas, pobres, sob risco de violência e exploração, e com deficiência", cita o relatório.

Em locais como Norte e Nordeste, por exemplo, o principal motivo é a pobreza e problemas de transporte. Já em estados como Mato Grosso do Sul, o que se verificou é que também é preciso construir escolas.

Sobre o Brasil, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro avalia que as realidades são "muito complexas e distintas. Uma situação é a população das periferias nos grandes centros urbanos, outra é o atendimento adequando à população do campo. Também há a singularidade dos grupos indígenas e o atendimento aos quilombolas. Não há um único fator", disse.

Mas, para o secretário, o fato de 97,6% das crianças estarem matriculadas é uma conquista a ser comemorada.

Hoje apenas o ensino fundamental (dos 7 aos 14 anos) é obrigatório. O fundo recomenda que a educação infantil (para crianças de 4 e 5 anos) e o ensino médio (dos 15 aos 17 anos) também sejam incluídos. Proposta de emenda à Constituição que estende a obrigatoriedade a essas etapas de ensino tramita no Congresso Nacional.

Quase 690 mil alunos estão matriculados em Mato Grosso do Sul, considerando as redes pública e particular de ensino. No Estado a taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos de idade ou mais é alta,chega a 8,4% segundo dados do IBGE de 2008.

Nos siga no Google Notícias