ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Vizinhas ao Cetremi, pessoas preferem ficar na rua, sob pontilhão

Paula Vitorino | 26/07/2011 12:53

Falta de perspectivas de vida e ajuda contribuem para acomodo nas ruas

Morador diz que não fica no Cetremi, prefere liberdade da rua. (Fotos: João Garrigó)
Morador diz que não fica no Cetremi, prefere liberdade da rua. (Fotos: João Garrigó)

Apesar dos perigos, muitos preferem continuar vivendo na rua em nome da “liberdade”, e abrir mão de auxílio em uma casa de abrigo ou apoio. As redondezas do Cetremi (Centro de Triagem do Migrante) – saída para Três Lagoas - são um retrato deste cenário.

Bem perto, cerca de 500 metros, no pontilhão da rodovia 262 há um ponto de parada dos andarilhos. Colchões, utensílios de cozinha e roupas já se acumulam no local. Mas passando pela rodovia também é possível ver muitos moradores de rua perambulando pela área.

“Lá é muito chato. Tem horário para tudo, ficam mandando na gente. Não fiquei nem uma semana lá”, enfatiza um dos moradores do pontilhão, de 51 anos, sobre por que, mesmo a poucos metros do Centro, prefere ficar na rua.

Ele e outro companheiro da vida nas ruas, de 30 anos, já passaram pelo Cetremi e contam que o atendimento no local é bom, mas a sensação de ficar morando em um lugar que não é a sua casa “é estranha, como se fosse uma prisão”.

A principal dificuldade é a adaptação às regras do Centro, como horários determinados para refeição e acordar. Mas a moradia no local também implica em uma escolha fundamental: deixar as drogas ou não.

“Aqui pelo menos posso fazer o que quiser, não tem ninguém me cuidando. O que quero mesmo é ir para casa”, diz o senhor.

Outro ponto, questionado pelos moradores, é o prazo para a permanência no Centro, que segundo eles é de 10 dias. “Depois a gente volta para as ruas mesmo”, frisam. Os dois dizem querer voltar para suas cidades, Jardim e

Goiânia, mas ainda não conseguiram as passagens.

Neste fim de semana, a reportagem do Campo Grande News também mostrou a história de 4 andarilhos que há cerca de 2 anos e meio moram na calçada da Santa Casa. Uma das moradoras garante que a Prefeitura Municipal nunca foi oferecer auxílio, como emprego e moradia digna, e que tudo que eles queriam é uma oportunidade de melhorar.

No entanto, a assessoria da administração pública afirmou que os andarilhos já foram procurados por equipes da Secretaria de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, e, se recusaram a aceitar as opções de auxílio oferecidas.

Moradores se conheceram na rua e dividem espaço e mantimentos do pontilhão.
Moradores se conheceram na rua e dividem espaço e mantimentos do pontilhão.

Dependência - Mas a permanência nas ruas em muitos casos não se trata de preferência, e sim, de dependência. O vício nas drogas, no álcool é o que “empurra” a maioria para as ruas e também os afasta da família e outras pessoas que lhe queriam bem.

“O vício estraga tudo. A maioria que está na rua é por causa disso”, afirma o rapaz.

Nesta manhã, a reportagem encontrou os dois companheiros embaixo do pontilhão, enquanto outro ainda dormia. Durante a conversa, o homem iniciou o preparo de um cigarro de maconha, mas ao ser questionado se iria fumar naquele momento garantiu que “não, vou guardar para quando vocês forem embora”.

O cigarro ficou reservado atrás da orelha e logo que nossa equipe saiu do local ele o acendeu. Os dois andarilhos são viciados em álcool e pasta base de cocaína. Mas o senhor resume o vício dizendo que “qualquer droga serve”.

Sobre o acesso as drogas, eles contam que é fácil comprar e que a cidade é a “Capital das drogas”, pela localização nas fronteiras. “Sempre aparece gente aqui vendendo ou então conseguimos em qualquer lugar”, diz.

Ele e o rapaz afirmam que nunca foram para uma clínica de tratamento para dependentes químicos e que o vício nas drogas começou já aos 12 anos. Eles ainda garantem também nunca ter recebido nas ruas algum tipo de acompanhamento para deixar a dependência.

“Às vezes tem grupos que oferecem alimentação, abrigo, mas seria bom ir para um tratamento”, contam. Eles garantem que aceitariam ser internados para tratamento, caso algum grupo de voluntários oferecesse.

O fundo do poço - Sem grandes perspectivas de vida e com a confiança da família já abalada, a saída do fundo do poço para os andarilhos é algo difícil. Mais que uma simples ajuda social, eles precisam de acompanhamento psicológico e médico, já que a maioria traz histórias de abandono e doenças.

Mostrando o exame positivo da Aids, o senhor conta que pegou o vírus nas ruas, há cerca de 5 anos, e diz ter vindo para Campo Grande depois de ser expulso de Jardim. “Morava na rua lá e começou a juntar muita gente no mesmo local, aí veio a Polícia e me expulsou”, afirma.

Na Capital desde o dia 19 deste mês, ele diz querer voltar para Jardim, mas conta que deve continuar nas ruas de lá, já que a família não aceita o vício. O homem já foi casado e tem filhos, mas diz que todos são evangélicos e não o deixam “fumar nem um cigarrinho dentro de casa”. “Não agüentei essa humilhação não”, frisa.

Pontilhão já virou moradia para andarilhos.
Pontilhão já virou moradia para andarilhos.

Já o rapaz conta que decidiu sair de casa há cerca de 2 anos, depois que a mulher também ficou viciada em drogas e álcool, e ameaçava se matar. “Decidi ficar longe pra não prejudicar mais eles”, conta.

Ele tem um filho de 2 anos e meio e outro de 8 anos. O rapaz veio para Campo Grande com a empresa onde trabalhava, mas perdeu o emprego e passou a viver pelas ruas. No entanto, ele garante que tem um canto para dormir cedido no galpão da antiga empresa.

O andarilho diz querer voltar para a cidade natal, mas também se contradiz afirmando que ainda não está na hora.

Os dois contam que na rua fazem novos companheiros a cada dia e vão “se virando” como podem. “A gente se acostuma”.

Atendimento - No Cetremi, funcionários contam que o vai e vem de moradores é freqüente. Muitos aproveitam para conseguir passagens interestaduais, andam pelo Brasil, mas depois voltam.

Os funcionários ainda confirmam a realidade retratada pelos andarilhos, a liberdade para viver na rua e continuar no vício acaba valendo mais que a oportunidade de recomeçar a vida.

“Para eles isso em uma cadeia, onde não podem continuar fumando”, revela.

A reportagem apurou que o Centro iniciou há cerca de um mês um programa diferenciado para pessoas que são de outras cidades, que recebem assistência para voltar ao local de origem, e para os andarilhos da Capital.

Antes, os moradores de Campo Grande tinham um prazo para permanecer no Centro, mas com o novo atendimento o assistido permanece no local até a conclusão do tratamento. O andarilho recebe acompanhamento psicológico, alimentação e participa de palestras.

A reportagem tentou contato com a coordenação do Centro nesta manhã para esclarecer como funciona o programa e as regras para permanecia no Centro, mas foi informada de que os responsáveis não têm autorização da administração municipal para repassar informações.

A assessoria da Prefeitura Municipal também não deu retorno até o fim desta manhã. O motivo seria a morte de um funcionário da SAS (Secretária de Assistência Social), que paralisou parcialmente as atividades na secretaria.

Nos siga no Google Notícias