ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Em reunião no Incra, José Rainha defende invasões de fazendas em MS

Juliana Brum | 04/08/2015 15:09
Auto se intitula digno e que se orgulha de sua condenação há 31 anos de prisão (Foto - Marcos Ermínio)
Auto se intitula digno e que se orgulha de sua condenação há 31 anos de prisão (Foto - Marcos Ermínio)

Ex-líder do MST (Movimento dos Sem Terra), coordenador das invasões em São Paulo e dos ativistas mais combativos do País, José Rainha Júnior veio à Capital para encontro com lideranças, na manhã de hoje (4), no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ele defendeu o confronto, as invasões de propriedades rurais e a união de todos os movimentos sociais. 

Rainha contou que veio apoiar e doar um pouco do conhecimento como integrante há 35 anos dos movimentos que defendem a reforma agrária no pais. Ele já liderou uma grande manifestação em 1991 no Mato Grosso do Sul. Ele disse que sabe da luta dos sem-terra no Estado desde essa época.

"Temos que entender que não há outra maneira sem se confrontar e invadir. Vai chegar em um momento que não terá o que fazer e vocês procuradores do Incra terão que voltar ao Estado para negociar as invasões, porque a única forma de conquistar é invadindo", ressaltou, diante dos dirigentes do órgão no Estado.

Ele voltou a criticar que Mato Grosso do Sul é dominado pelo agronegóciio. Condenado a 28 anos de prisão por vários crimes no Pontal de Paranapanema, em São Paulo, ele disse que tem orgulho da pena e dos 13 anos de prisão. "Nunca trai o movimento", destacou.

"Temos que ser mansos como carneiros, mas vorazes como os lobos. Precisamos esquecer o ego 'eu' e saber que as terras são para o grupo. Devemos conquistar juntos, a união faz a força. Não há outra saída do que ir para o pau, além do limite da lei", enfatizou, sob aplausos. O líder cobrou ética e dignidade dos que participam dos movimentos sem-terra.

Ele também não poupou a presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Ele até já prevê a derrota do PT nas próximas eleições e organiza os movimentos para enfrentar um "governo da direita" em 2018.

Representantes do Governo Federal e do Incra Nacional participaram do debate (Foto - Marcos Ermínio)
Representantes do Governo Federal e do Incra Nacional participaram do debate (Foto - Marcos Ermínio)

O encontro reuniu assentados e procuradores do Incra. Eles discutiram as reivindicações do setor. Os sem-terra prometeram apresentar uma relação de terras que serão vistoriadas pelo Incra e que podem ser destinadas para a reforma agrária em MS. A prioridade é retomar o assentamentos em 2016.

Estiveram representantes de movimentos como: FNL (Frente Nacional de Luta Campo e Cidade), MSTB (Movimentos dos Sem Terra do Brasil),MASC (Movimento Agrário Cristão),OLT (Organização de luta pela Terra), além de sindicalistas dentre outros.

Rainha se manifestou no final da reunião ( Foto - Marcos Ermínio)
Rainha se manifestou no final da reunião ( Foto - Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias