ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Empregos

Comércio tem 3 mil vagas até fim de ano e dá curso para quem não tem experiência

ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) tem 20 vagas em capacitação para emprego temporário

Caroline Maldonado | 03/11/2021 11:15
Movimento no comércio do Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Movimento no comércio do Centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Até dezembro, o comércio da Capital deve abrir um total de 3 mil vagas de emprego, conforme expectativa da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), que iniciou hoje (3), qualificação para interessados nestas oportunidades. Apesar de muita gente ter perdido emprego na pandemia, a busca por vagas tem sido abaixo do esperado.

A associação oferece o curso de capacitação para ajudar os comerciantes com a antiga dificuldade de encontrar pessoas com a qualificação necessária. Muita gente quer emprego, mas acaba desistindo da vaga, após a contratação ou até mesmo antes da entrevista com o empregador.

Gerente da Escola de Varejo da ACICG, Moacir Pereira Júnior, com alunos de curso de capacitação, na Praça Ary Coelho. (Foto: Paulo Francis)
Gerente da Escola de Varejo da ACICG, Moacir Pereira Júnior, com alunos de curso de capacitação, na Praça Ary Coelho. (Foto: Paulo Francis)

Em outubro, cerca de 30% dos comerciantes já começaram a oferecer as vagas temporárias de fim de ano com chances de efetivação, segundo o gerente da Escola de Varejo da ACICG, Moacir Pereira Júnior.

Na Praça Ary Coelho, durante uma dinâmica com os inscritos na capacitação, Moacir contou que tem muita gente desempregada, mas boa parte não tem qualificação.

“Nessa dinâmica, estamos observando o perfil de cada um, se têm liderança, se sabem trabalhar em equipe, se sabem seguir normas e perguntando a eles se sabem porque estão fora do mercado de trabalho. Já vi empresário que marcou com sete pessoas e só uma foi à entrevista de emprego”, comenta Moacir.

Sem emprego desde o início da pandemia, Helen de Almeida  da Silva, de 54 anos, participa da capacitação da ACICG. “Precisamos estar sempre nos atualizando. A concorrência é grande e vão escolher quem está mais qualificado”, comenta.

Ivone Lopes Mariano, de 39 anos, em curso de capacitação da ACICG. (Foto: Paulo Francis)
Ivone Lopes Mariano, de 39 anos, em curso de capacitação da ACICG. (Foto: Paulo Francis)

Cada um tem uma história diferente. Alguns estão em busca do primeiro emprego, outros ficaram desempregados por conta da pandemia e alguns estão buscando algo melhor. Todos têm a esperança de serem efetivados no emprego temporário.

“A gente tem que buscar se desenvolver para conseguir empregos melhores”, comenta Ivone Lopes Mariano, de 39 anos, que deixou o emprego de auxiliar de cozinha, há dois meses, na busca de outro em alguma loja de roupas da cidade.

“Temos que persistir. As pessoas, às vezes, desistem por pouca coisa, não gostam de se sacrificar. Hoje mesmo, já vi uma mocinha indo embora daqui da capacitação. Temos que nos qualificar e fazer por onde”, comenta Ivone.

 Sarah Silva Lopes, de 18 anos, em curso de capacitação da ACICG. (Foto: Paulo Francis)
 Sarah Silva Lopes, de 18 anos, em curso de capacitação da ACICG. (Foto: Paulo Francis)

Colega de capacitação, Sarah Silva Lopes, de 18 anos, busca o primeiro emprego.

“Vou fazer vestibular, mas quero trabalhar porque a situação não está fácil neste momento de pandemia e também quero ter experiência e um histórico de trabalho”, disse.

Mais vagas - Dos 105 inscritos na capacitação oferecida pela ACICG, apenas 35 foram ao primeiro dia de aula na manhã de hoje. Por isso, a entidade vai abrir mais 20 vagas.

Os interessados podem ir ao local, que fica na Rua 15 de Novembro, nº 390, no Centro. O curso tem duração de uma semana. O telefone da ACICG para  mais informações é (67) 3312-5000.

Nos siga no Google Notícias