ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Empregos

Governo planeja concursos menores para segurança, mas todo ano

Certames com número menor de selecionados e distribuídos ao longo dos anos seria menos burocrático e compensaria aposentadorias

Richelieu de Carlo | 07/09/2017 09:45
José Carlos Barbosa, secretário estadual de Justiça e Segurança Pública. (Foto: Marina Pacheco)
José Carlos Barbosa, secretário estadual de Justiça e Segurança Pública. (Foto: Marina Pacheco)

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul apresentou ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) uma programação que prevê a realização de concurso público para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros anualmente pelos próximos 12 anos.

A série de concursos teria início neste ano, com a seleção de 500 policiais militares e 250 bombeiros, e em 2018 aconteceria outro certame com a mesma quantidade de vagas. A estratégia, segundo o titular da Sejusp, José Carlos Barbosa, é fazer concursos “menores” para gerar menos impacto na folha salarial e no batalhão, quando os policiais se aposentam.

“Abrir concurso para números menores, estrategicamente é muito melhor. Quando você faz um concurso com número definido menor, você seleciona os melhores, e 500 é um número interessante para começar”, explica Barbosa.

O secretário estadual de Segurança alega que abrir um concurso com duas mil vagas, por exemplo, tem impacto imediato na folha salarial e, quando entrarem na reserva, serão dois mil policiais a menos na corporação de uma vez. Fora a questão dos remanescentes, que gerou uma série de questionamentos no concurso para a PM cujo edital foi lançado em 2013 e tinha validade até junho de 2016.

“Este é um problema que Mato Grosso do Sul está vivendo, porque grandes concursos geram grande número de aposentados quando chega o período de entrar na reserva”, avalia , José Carlos Barbosa. “A ideia é institucionalizar isso, num processo repetido. Para poder ao final de 12 anos a gente estar bem próximo do número interessante e razoável para o Estado”.

PMs em formação. (Foto: Arquivo)
PMs em formação. (Foto: Arquivo)

O quadro de militares ativos no Estado é de 5,9 mil homens e mulheres – média de um para cada 459 habitantes, uma vez que vivem em Mato Grosso do Sul 2,7 milhões de pessoas, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O deficit no efeito é de quase 42%, se levado em conta a lei complementar 203, de 5 de outubro de 2015 – assinada por Reinaldo Azambuja. A legislação previa efetivo de 9.458 integrantes neste ano e a deficiência motivou abertura de inquérito do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

A realização de uma série de concursos contribuiria para reduzir este deficit. “Com concurso menor o impacto não é tão grande, e para a academia não pesa muito”, diz Barbosa. “Você estabelece isso como política de Estado e coloca pressão para as próximas gestões tocarem isso . Há uma necessidade, olhando para o presente, de projetar para o futuro. Hoje não tem como fazer concurso para dois mil”.

Nos siga no Google Notícias