Ministério abre prazo para manifestar interesse em espera do Enem dos Concursos
Candidatos devem confirmar seu interesse até quinta-feira (13); quem não se manifestar será eliminado
Os candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado, que anteriormente não haviam manifestado interesse em permanecer na lista de espera, terão uma nova oportunidade para fazê-lo. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo até as 23h59 desta quinta-feira (13) para que os candidatos aprovados, mas não convocados para posse, confirmem seu interesse na vaga.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos reabriu o prazo para manifestação de interesse na lista de espera do Concurso Público Nacional Unificado. Os candidatos aprovados têm até as 23h59 desta quinta-feira (13) para confirmar seu interesse através do site ou aplicativo SouGov.Br. A manifestação é obrigatória para permanecer na lista de espera, que conta com o dobro do número de vagas imediatas em cada bloco temático. Em Mato Grosso do Sul, houve redução de 81,6% nas inscrições em comparação ao ano anterior, passando de 43.325 para 7.933 candidatos.
O edital nº 5/2025, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (10), estabelece que a manifestação de interesse deve ser realizada exclusivamente por meio do site ou aplicativo SouGov.Br, plataforma do governo federal que centraliza os serviços de gestão de pessoas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal.
Em Mato Grosso do Sul, 43.325 se inscreveram no ano passado, número 81,6% maior se comparado com o processo seletivo neste ano, que teve apenas 7.933 pessoas candidatos.
A confirmação de interesse é uma etapa obrigatória para os candidatos que desejam continuar na lista de espera do concurso. Caso não se manifestem até o novo prazo, os candidatos serão removidos da lista e estarão eliminados de futuras chamadas do CPNU 1, perdendo a oportunidade de ocupar qualquer cargo para o qual estejam aprovados.
O MGI ressalta que a manifestação de interesse não assegura a nomeação ou posse no cargo, servindo apenas como requisito formal para que o candidato permaneça habilitado para uma possível convocação, caso haja vagas remanescentes.
Os resultados finais da manifestação de interesse serão divulgados até o dia 20 de novembro. Para se manifestar, o candidato deverá acessar a plataforma SouGov.Br, utilizando uma conta no nível de segurança prata ou ouro da plataforma Gov.Br. Caso esteja na lista de espera para mais de um cargo, o candidato deverá confirmar seu interesse cargo a cargo.
A lista de espera do CPNU 1 conta com o dobro do número de vagas imediatas de cada um dos oito blocos temáticos do certame. Ela foi criada para preencher vagas que não foram ocupadas após a primeira chamada e nomeação, como no caso de desistências ou eliminações na posse. Além disso, o banco de candidatos aprovados em lista de espera poderá ser utilizado para contratações temporárias, mas isso não se confunde com as convocações definitivas para os cargos efetivos do concurso.


