A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

05/01/2015 18:53

Empresas de ônibus terão que emitir passagens com o nome e CPF do passageiro

Alan Diógenes
Companhias deverão emitir passagens com nome completo e CPF dos passageiros. (Foto: Marcelo Calazans)Companhias deverão emitir passagens com nome completo e CPF dos passageiros. (Foto: Marcelo Calazans)

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determinou novas regras para as empresas de ônibus interestaduais e internacionais. Desde sábado (3), quando a nova resolução entrou em vigor, as companhias são obrigadas a emitir as passagens com o nome e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de quem for embarcar.

Neste caso, a passagem só pode ser vendida se o usuário se identificar no guichê. A partir daí, o nome já sai impresso no documento. Um dos principais objetivos da medida é dar mais segurança ao usuário, especialmente se houver necessidade de pedir a segunda via, em caso de perda ou roubo do bilhete.

Sem falar que vai ficar mais fácil de identificar pessoas que estejam transportando drogas ou outros produtos ilegais. É o conta o trabalhador da indústria Elcauru Pereira Lima, de 61 anos, que sempre está viajando. “Vai combater uma série de crimes, sem falar que vai dar mais segurança ao passageiro. Na verdade acredito que a medida foi criada exatamente para coibir os crimes, que vem aumentando nos últimos anos”, comentou.

Já a instrutora de trânsito Tatiana de Oliveira, 35, enxergou outros pontos positivos com a mudança. “Extravios de bagagens irão diminuir. Se a pessoa perder uma mala, por exemplo, conseguirá achar o pertence através do cupom da passagem”, mencionou.

A comerciante Maria de Lourdes, 60, já estava sabendo da nova resolução da ANTT e decidiu conferir se seu nome completo estava na passagem. “Foi a primeira coisa que eu olhei quando peguei a passagem. Mas na hora de comprar a passagem percebi que algumas companhias ainda não adotaram a nova medida”, apontou.

Apesar de não saber sobre a mudança, a estudante Juliana dos Santos, 19, aprovou a nova medida. “Tudo o que a gente compra tem nome para comprovação, por que as passagens seriam diferentes. Gostei, acho que ficará até mais fácil para a companhias fazerem o controle dos passageiros que embarcam”, finalizou.

Estudante Juliana não sabia da mudança, mas aprovou a nova medida. (Foto: Marcelo Calazans)Estudante Juliana não sabia da mudança, mas aprovou a nova medida. (Foto: Marcelo Calazans)
Tatiana acredita que medida vai ajudar a combater o extravio de bagagens. (Foto: Marcelo Calazans)Tatiana acredita que medida vai ajudar a combater o extravio de bagagens. (Foto: Marcelo Calazans)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions