A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/12/2011 11:49

Energia furtada poderia abastecer Dourados por um ano, diz Enersul

Ana Paula Carvalho

Ainda de acordo com a concessionária, o prejuízo chega a R$ 112 milhões anualmente

Peritos fiscalizam estabalecimentos. (Foto: Divulgação)Peritos fiscalizam estabalecimentos. (Foto: Divulgação)

O prejuízo anual da Enersul, com furto de energia chegar a R$ 112 milhões, o que equivale ao abastecimento de uma cidade do tamanho de Dourados por um no inteiro. De acordo com a concessionária, sem os furtos, a tarifa cobrada dos consumidores poderia ser, em média, 5% mais barata.

O furto de energia elétrica tem se tornado uma prática comum em Mato Grosso do Sul. Só nesta semana, a Polícia Civil registrou quatro boletins de ocorrências contra bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados, por constatar que os padrões haviam sido alterados para mascarar a mediação.

Três estabelecimentos são de Campo Grande. No Café Mostarda, nos altos da avenida Afonso Pena, os peritos, acompanhados pela equipe de fiscalização técnica da Enersul, identificaram, segundo a assessoria de imprensa, uma adulteração que impedia, no período de maior consumo, o relógio de marcar a energia utilizada.

Já a Cantina Mato Grosso, no Carandá Bosque, próximo ao Parque dos Poderes, é acusada de fazer uma fraude que só deixava o relógio medir pouco mais de 60% de todo o consumo que o estabelecimento necessita para funcionar.

No restaurante Sabor & Prosa, na avenida Ricardo Brandão, foi encontrada uma ligação clandestina para desviar do medidor toda a energia consumida, segundo a Enersul.

Em Dourados, na avenida Weimar Torres, em uma área nobre, o restaurante Bruno's Grill também foi acusado de uma fraude no padrão de energia. Segundo a Enersul, o restaurante conseguia mascarar o registro de um terço do consumo.

Temer veta projeto sobre negociação coletiva no serviço público
O presidente Michel Temer vetou integralmente o Projeto de Lei nº 3.831/15, aprovado pelo Congresso Nacional, que estabelecia normas para a negociaçã...
UFMS divulga edital do vestibular para ingresso em cursos de graduação
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou, nesta segunda-feira (18), edital do processo seletivo do vestibular para ingresso em cu...


VOCE SABIA? que enquanto uma familia en MG paga por 100 KWH, R$ 56,60 a VALE DO RIO DOÇE paga pelos mesmos 100 KWH R$ 3,30, que a ALCOA multinacional dos EUA paga R$ 4,50 por 100 KWH ate 2024 , que nos ultimos 10 anos a tarifa de energia aumentou cerca de 400 % , fora os impostos
 
joao silva em 07/12/2011 03:28:21
A energia é considerada pelos capitalistas como uma mercadoria que gera muito lucro. A partir do processo de privatização do setor elétrico brasileiro, a energia foi transformada numa grande mercadoria e quem passou a controlá-la foram as empresas multinacionais. Além disso, tornou-se um grande negócio que movimenta em torno de 100 bilhões de reais por ano. Entre dezembro 1995 (início da privatização) e final de 2006 a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustou as tarifas residenciais de energia elétrica em 386,2%, quase o dobro da inflação
 
joao silva em 07/12/2011 02:59:16
A produção da energia elétrica através da hidroeletricidade (barragens) é considerada uma das mais baratas. Apesar disso, o brasileiro paga a 5ª maior tarifa do mundo, duas vezes mais cara que os norteamericanos. Além disso,as famílias pagam até 12 vezes mais pela energia elétrica do que as grandes empresas. O povo paga caro para eles terem a luz subsidiada e a preço de custo, fora o ( IMPOSTO )
 
joao silva em 07/12/2011 02:57:41
Quantos empregos são gerados no setor de energia elétrica?
As empresas que mais gastam energia são as que menos produzem empregos.Uma determinada quantidade de energia utilizada pela indústria
de alimentos produz 70 empregos.A mesma quantidade utilizada na indústria de metais produz apenas 2 empregos. É destas indústrias que o Brasil precisa?
O que sobra para os brasileiros? A conta para pagar.
 
joao silva em 05/12/2011 08:57:04
Você sabia?
Que você paga mais de R$ 0,50 (cinqüenta centavos) oquilowatt enquanto:
Um quilowatt de energia custa menos de R$ 0,10 para ser produzido.
As mesmas empresas norte americanas cobram no Brasil o dobro do valor cobrado nos Estados Unidos pela mesma quantia de energia?A Alcoa (Estados Unidos) paga R$ 0,045 (quatro centavos ) por Kw/h consumido nas suas industrias de Alumínio, pois renegociou o contrato até 2024 para pagar
em média 25 dólares o megawatt-hora.Que o faturamento das empresas do setor elétrico é de 100 bilhões por ano.A Vale paga R$ 0,033 por Kwh consumido (três centavos).A Vale sozinha consome 4,4% da energia brasileira.
Esta energia dá para atender 9.917.840 residências, ou seja, 19,68% de todo o consumo residencial brasileiro
 
joao silva em 05/12/2011 08:53:04
No Paraná, as famílias que gastam menos de 100 quilowatts de energia por mês não pagam a conta da luz.Uma eliminar expedida peloTribunal Regional Federal em maio de 2007 garante à todas as famílias que possuem ligações
monofásicas e consomem até 220 Kwh/mês o direito de terem desconto
de até 65% na tarifa de energia elétrica, se beneficiando da chamada Tarifa Social, sem necessidade de cadastramento em algum programa social do governo ou comprovante de renda familiar mensal de até 120 reais per capita.
Basta entregar uma auto declaração na distribuidora de energia da região. A decisão pode beneficiar até 18 milhões de famílias.
 
joao silva em 05/12/2011 08:48:24
Conversa fiada, que pagamos caro por causa de gato de alguem, desculpa esfarrapada e sem lógica, a não ser que, façam projecão do percentual de aumento em cima de "supostos gatos", daí quero meu dinheiro de volta.
 
marcia maria em 04/12/2011 12:55:05
Isso meu, furtar energia é crime, a imprensa precisa fazer esse trabalho mesmo, divulgue, denuncie, porque todos nos pagamos pela má fé dos outros...
 
Jose Pires em 04/12/2011 07:25:34
Eu queria dar meu depoimento que é muito importante o papel da Enersul em fazer as rotineiras visitas em bairros e no centro da nossa capital para a verificação de fraudes ,porem devemos dar valor e TAMBEM parabenizar as empresas terceirizadas que fazem o papel e auxiliam nessas buscas de fraudes, são muitos eletricistas e auxiliares de eletricistas que estão empenhados nessa função. PARABENS!
 
Luis Enrique Nascimento em 04/12/2011 05:06:24
Nao me falem da Enersul. Na minha rua invadiram um imovel vazio e fizeram ligacao ilegal de agua e luz. No comeco ligamos 4 vezes para Enersul, denunciando o furto de energia. Enersul vem, corta, mas no mesmo dia o povo liga de novo. O fio passa visivelmente na rua, qualquer equipe da Enersul passando por aqui pode ver, mas nada acontece. Por que nos pagamos a energia entao???????? E ridiculo!!!
 
Diego Silva em 03/12/2011 12:53:00
E o tanto que eles cobram a mais na tarifa, daria pra abastecer qual país por um ano?
 
João Medeiros em 03/12/2011 12:41:27
Parabéns por divulgar os nomes das empresas que estavam fazendo o famoso ''GATO''. Nem acredito nisso. Esse é o papel da imprensa.
 
ricardo oliveira em 03/12/2011 12:34:46
Já que a ENERSUL tá dizendo que poderia cobrar mais barato senão fossem as fraudes, que tal conceder bônus aos contribuintes adimplentes e que não fraudam seus relógios...deixem de demagogia, não defendo quem pratica ilícitos mas vcs jamais iriam repassar esses benefícios...a não ser que fossem obrigados pelo Dep. Marquinhos Trad... vc's não têm a opinião pública a seu favor !!!
 
laercio souza em 03/12/2011 11:13:14
Há uns dias atrás foi preso um casal que furtava energia ,pobre é claro porque não prende mostra a cara da burguesia kkkkkkkkk esse é o brasil que só ladrão de galinha vai em cana
 
ailton marques dos santos em 03/12/2011 10:22:07
Cadeia neles.... Enersul de uma olhada na casa deles... Tem muito mais miau.
 
Antônio silva em 03/12/2011 04:55:58
Esses bares de campo grande não tem limites. Têm um atendimento aquém do esperado, filas e mais filas, não tem lugar pra sentar, cobram preços abusivos, couvert que quase nunca é convertido em ecad e 10% do garçom, os quais muitas vezes nem vem a cor desse dinheiro. Roubam energia, e isso é o que descobrem, parabéns CG News, pela matéria e por não ter receio de dar os devidos nomes aos bois