ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Energia furtada poderia abastecer Dourados por um ano, diz Enersul

Ana Paula Carvalho | 03/12/2011 11:49

Ainda de acordo com a concessionária, o prejuízo chega a R$ 112 milhões anualmente

Peritos fiscalizam estabalecimentos. (Foto: Divulgação)
Peritos fiscalizam estabalecimentos. (Foto: Divulgação)

O prejuízo anual da Enersul, com furto de energia chegar a R$ 112 milhões, o que equivale ao abastecimento de uma cidade do tamanho de Dourados por um no inteiro. De acordo com a concessionária, sem os furtos, a tarifa cobrada dos consumidores poderia ser, em média, 5% mais barata.

O furto de energia elétrica tem se tornado uma prática comum em Mato Grosso do Sul. Só nesta semana, a Polícia Civil registrou quatro boletins de ocorrências contra bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados, por constatar que os padrões haviam sido alterados para mascarar a mediação.

Três estabelecimentos são de Campo Grande. No Café Mostarda, nos altos da avenida Afonso Pena, os peritos, acompanhados pela equipe de fiscalização técnica da Enersul, identificaram, segundo a assessoria de imprensa, uma adulteração que impedia, no período de maior consumo, o relógio de marcar a energia utilizada.

Já a Cantina Mato Grosso, no Carandá Bosque, próximo ao Parque dos Poderes, é acusada de fazer uma fraude que só deixava o relógio medir pouco mais de 60% de todo o consumo que o estabelecimento necessita para funcionar.

No restaurante Sabor & Prosa, na avenida Ricardo Brandão, foi encontrada uma ligação clandestina para desviar do medidor toda a energia consumida, segundo a Enersul.

Em Dourados, na avenida Weimar Torres, em uma área nobre, o restaurante Bruno's Grill também foi acusado de uma fraude no padrão de energia. Segundo a Enersul, o restaurante conseguia mascarar o registro de um terço do consumo.

Nos siga no Google Notícias