ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Estado contrata empresa que dá cursos para ampliar captação de órgãos

Contrato com a Life´s Donor, de São Paulo, foi por R$ 128 mil, conforme documento divulgado hoje

Mayara Bueno | 03/01/2018 08:41
Profissionais do HU fazendo a primeira doação de órgãos da instituição no dia do Natal. (Foto: Paulo Francis).
Profissionais do HU fazendo a primeira doação de órgãos da instituição no dia do Natal. (Foto: Paulo Francis).

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), contratou a Life´s Donor por R$ 128 mil para promover cursos de capacitação de doação de órgãos e tecidos, com o objetivo de elevar o número de transplantes. A publicação está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3).

Conforme o edital divulgado na Central de Compras, o objetivo é fornecer cursos de curta duração para transplante aos profissionais de saúde do Estado.

A capacitação é direcionada, principalmente, para médicos dos principais hospitais de MS, nas principais etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos. Os cursos serão específicos, "visando à melhoria das taxas de doação, que repercutirá no aumento de número de transplantes no Estado".

Segundo o edital, a ideia é que sejam promovidos dois cursos em dias distintos, cada um com carga horária de oito horas e participação de 32 profissionais em cada um. Serão 50% de aulas teóricas com simulação real.

Em MS - Conforme a Central de Regulação de Transplante, 2017 houve um grande aumento de doação e transplantes. Em novembro, a Santa Casa de Campo Grande doou coração, rins, córneas e fígado, destinados a pacientes de São Paulo, Brasília, além da Capital sul-matogrossense.

O mais recente foi em 25 de dezembro de 2017, quando a família de um paciente de 36 anos, diagnosticado com morte encefálica, autorizou a doação de rins e córeas. A coleta foi no HU (Hospital Universitário), o primeiro procedimento em 46 anos da instituição de saúde.

Nos siga no Google Notícias