Estado contrata empresa que dá cursos para ampliar captação de órgãos
Contrato com a Life´s Donor, de São Paulo, foi por R$ 128 mil, conforme documento divulgado hoje

O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), contratou a Life´s Donor por R$ 128 mil para promover cursos de capacitação de doação de órgãos e tecidos, com o objetivo de elevar o número de transplantes. A publicação está no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (3).
Conforme o edital divulgado na Central de Compras, o objetivo é fornecer cursos de curta duração para transplante aos profissionais de saúde do Estado.
A capacitação é direcionada, principalmente, para médicos dos principais hospitais de MS, nas principais etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos. Os cursos serão específicos, "visando à melhoria das taxas de doação, que repercutirá no aumento de número de transplantes no Estado".
Segundo o edital, a ideia é que sejam promovidos dois cursos em dias distintos, cada um com carga horária de oito horas e participação de 32 profissionais em cada um. Serão 50% de aulas teóricas com simulação real.
Em MS - Conforme a Central de Regulação de Transplante, 2017 houve um grande aumento de doação e transplantes. Em novembro, a Santa Casa de Campo Grande doou coração, rins, córneas e fígado, destinados a pacientes de São Paulo, Brasília, além da Capital sul-matogrossense.
O mais recente foi em 25 de dezembro de 2017, quando a família de um paciente de 36 anos, diagnosticado com morte encefálica, autorizou a doação de rins e córeas. A coleta foi no HU (Hospital Universitário), o primeiro procedimento em 46 anos da instituição de saúde.