ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Estudantes fazem no sábado protesto por causa do Enem

Redação | 10/11/2010 10:54

Um grupo de estudantes de Campo Grande vai fazer no sábado uma manifestação por causa dos problemas ocorridos, pelo segundo ano consecutivo, na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que se transformou na oportunidade de conseguir uma vaga nas universidades mais disputadas.

A prova, realizada no fim de semana passado, está suspensa conforme decisão judicial, em razão de erros na folha de resposta e de provas impressas faltando questões. Há ainda a investigação do vazamento sobre o tema da redação antes de o teste ser aplicado.

Organizador da manifestação de sábado, o estudante Pedro Sérgio Carvalho, de 18 anos, disse que cerca de 50 pessoas devem participar do ato.

Segundo ele, a principal queixa do grupo é de que as autoridades "fazem o quem entendem", sem dar voz aos principais interessados.

"Independentemente de uma anulação ou não, os únicos prejudicados são os estudantes, pois, para eles o Enem não foi apenas 2 dias de prova, mas foi um ano inteiro de estudo, desgastando seu centro intelectual em livros e mais livros, esperando que dessa vez fossem tratados com respeito e que tudo ocorresse perfeitamente ou na medida do possível", afirma.

Para o estudante, que quer fazer o curso de Medicina, este é o segundo ano de decepção com o Enem. No ano passado, o exame teve de ser adiado, em razão do roubo das provas.

Interessado em um curso bastante disputado e com nível alto entre os candidatos, Pedro não conseguiu a vaga e agora está novamente na disputa. Ele acredita ter se saído bem nas provas e diz que, até haver a suspeita de vazamento de informação, sua opinião pessoal era de que o Enem não deveria ser cancelado.

"Com essa suspeita, a gente fica pensando que houve desigualdade e aí muda".

A manifestação está marcada para as 10h de sábado, na Praça Ary Coelho, no cruzamento da Afonso Pena com a 14 de julho. Os estudantes prometem pintar o rosto de palhaço e levar cadernos. "Eles estão nos vendo apenas como palhaços, mas queremos mostrar que somos estudantes".

Nos siga no Google Notícias