ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Estudantes podem usar nota do Enem para ingressar em universidades portuguesas

O país já tem 28 convênios firmados com o Brasil, que permitem a utilização do nota do Enem

Marieta Cazarré/ Agência Brasil | 18/02/2018 12:48

Os estudantes brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país têm portas abertas em Portugal. O país já tem 28 convênios firmados com o Brasil, que permitem a utilização do nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para o ingresso em faculdades portuguesas.

Desde 2014 que o Brasil vêm assinando acordos com instituições de ensino superior em Portugal para que a nota do Enem seja considerada. A Universidade de Coimbra, a faculdade que tem mais alunos brasileiros fora do Brasil, foi a primeira a firmar a parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.

Para se candidatar, os estudantes brasileiros não podem ter cidadania portuguesa nem morar em Portugal há mais de dois anos. Além disso, devem ter o certificado de conclusão do ensino médio e um passaporte válido.

As exigências valem para as inscrições em qualquer universidade ou instituto de ensino superior. Além disso, os candidatos devem checar quais outros requisitos podem ser exigidos, de acordo com o curso ou faculdade que escolherem.

Segundo o Inep, as instituições de Portugal que aceitam o Enem têm liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. Na Universidade do Porto, por exemplo, as notas do exame podem ter um peso diferente em função do curso que o candidato pretende ingressar.

Além disso, as datas de matrícula, prazos de inscrição e números de vagas também variam de acordo com cada instituição. É importante que os estudantes estejam atentos aos calendários das faculdades.

Outra variável é o preço das mensalidades, que em Portugal são chamadas de propinas. Mesmo as universidades públicas são pagas e os valores podem variar bastante. No país, as universidades públicas concentram a maior parte dos alunos do ensino superior (mais de 80% das cerca de 370 mil matrículas).

Confira lista de institutos que têm convênios com o Brasil: UC (Universidade de Coimbra), UA (Universidade de Aveiro), UAC (Universidade dos Açores), UBI (Universidade da Beira Interior), UAIg (Universidade de Algarve), ULisboa (Universidade de Lisboa), ULusófona (Universidade Lusófona), U.Porto (Universidade do Porto), Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Instituto Politécnico Portalegre (IPPortalegre), Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarem), Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Universidade Lusófona do Porto (ULP), Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), Instituto Universitário da Maia (Ismai), Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia), Universidade Católica do Porto (UCP)

Nos siga no Google Notícias