A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/04/2010 14:37

Exército prepara combatentes para nova missão no Haiti

Redação

O CMO (Comando Militar do Oeste), com sede em Campo Grande, irá assumir o comando do 2º Brabatt, batalhão brasileiro que realiza a missão de paz no Haiti no dia 19 de agosto.

O batalhão será composto por 809 militares, a maioria do CMO, que abriga quartéis no Estado, em Mato Grosso e parte de Goiás.

Os selecionados para a missão estão em fase de treinamento para embarcar ao país da América Central.

Inicialmente, o CMO iria compor o contingente que embarcaria em janeiro de 2011, mas, após o terremoto que devastou o Haiti no início do ano, o Ministério da Defesa criou o Brabatt 2, o que adiantou a ida dos militares.

Atualmente, os militares selecionados realizam treinamentos e estágios em suas respectivas OM's (Organizações Militares). Eles recebem instruções sobre: Logística, Administração, Cooperação Civil e Militar, Comando e Controle, Inteligência e Assessoria Jurídica.

Também são realizadas inspeções de saúde, com aplicação de vacinas e exames preliminares. Os quartéis do CMO realizam a vacinação dos militares durante esta semana.

A concentração de todo o efetivo acontece no dia 12 de julho, na Capital, onde irão realizar exercícios de adestramento, que prevê as condições que irão encontrar no Haiti.

A primeira leva de militares se dirige ao Haiti a partir de 15 de agosto, sendo realizada a troca de comando no dia 19 de agosto. O comandante do Brabatt 2 será o coronel Altair Polsin, atualmente lotado no gabinete do comando do Exército.

Os militares do CMO irão compor o Estado-Maior do batalhão brasileiro, a Companhia de Comando e Apoio, duas Companhias de Fuzileiros (uma de Cuiabá e uma de Corumbá) e um Esquadrão de Fuzileiros de Cavalaria Mecanizada.

Este é o 14º contingente de Missão de Paz que o Brasil envia ao Haiti.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions