ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Exército prepara combatentes para nova missão no Haiti

Redação | 22/04/2010 14:37

O CMO (Comando Militar do Oeste), com sede em Campo Grande, irá assumir o comando do 2º Brabatt, batalhão brasileiro que realiza a missão de paz no Haiti no dia 19 de agosto.

O batalhão será composto por 809 militares, a maioria do CMO, que abriga quartéis no Estado, em Mato Grosso e parte de Goiás.

Os selecionados para a missão estão em fase de treinamento para embarcar ao país da América Central.

Inicialmente, o CMO iria compor o contingente que embarcaria em janeiro de 2011, mas, após o terremoto que devastou o Haiti no início do ano, o Ministério da Defesa criou o Brabatt 2, o que adiantou a ida dos militares.

Atualmente, os militares selecionados realizam treinamentos e estágios em suas respectivas OM's (Organizações Militares). Eles recebem instruções sobre: Logística, Administração, Cooperação Civil e Militar, Comando e Controle, Inteligência e Assessoria Jurídica.

Também são realizadas inspeções de saúde, com aplicação de vacinas e exames preliminares. Os quartéis do CMO realizam a vacinação dos militares durante esta semana.

A concentração de todo o efetivo acontece no dia 12 de julho, na Capital, onde irão realizar exercícios de adestramento, que prevê as condições que irão encontrar no Haiti.

A primeira leva de militares se dirige ao Haiti a partir de 15 de agosto, sendo realizada a troca de comando no dia 19 de agosto. O comandante do Brabatt 2 será o coronel Altair Polsin, atualmente lotado no gabinete do comando do Exército.

Os militares do CMO irão compor o Estado-Maior do batalhão brasileiro, a Companhia de Comando e Apoio, duas Companhias de Fuzileiros (uma de Cuiabá e uma de Corumbá) e um Esquadrão de Fuzileiros de Cavalaria Mecanizada.

Este é o 14º contingente de Missão de Paz que o Brasil envia ao Haiti.

Nos siga no Google Notícias