ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Falta de professores concursados ameaça educação especial em MS

Thiago de Souza e Michel Faustino | 28/10/2015 16:37
Plenário ficou lotado para debater ensino especial no Estado. (Foto: Michel Faustino)
Plenário ficou lotado para debater ensino especial no Estado. (Foto: Michel Faustino)
Secretária de Educação defende reposição gradativa de professores às escolas. (Foto: Michel Faustino)
Secretária de Educação defende reposição gradativa de professores às escolas. (Foto: Michel Faustino)

Audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, na tarde de hoje (28), debateu a educação especial no Estado, principalmente, a falta de professores concursados para atender entidades de ensino. O plenário estava lotado com funcionários de escolas especiais, pais e professores.

No início do ano, o Governo do Estado havia proposto repassar verbas oriundas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para que as próprias instituições contratassem os professores. Porém as entidades alegaram que a verba não seria suficiente e que a burocracia emprerra o processo.

Atualmente a rede Estadual de Ensino é que fornece professores para a instituições, porém 80% deles é convocado, ou seja, tem vinculo temporário com o governo. Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação) dos 652 professores cedidos, 563 são convocados.

Segundo a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amêndola da Motta, a cedência de professores convocados a essas escolas é ilegal. “Só acontece em MS e no Amazonas”, relatou. A titular da secretaria também disse que nesse ano foram R$ 8 milhões repassados às instituições de ensino especial que atendem 2.748 alunos.

A coordenadora nacional das Apaes, Fabiana Oliveira, disse que a permanência de professores convocados gera instabilidade prejudica o ensino e gera um dilema para as escolas. “Além da burocracia, o professor tem de passar por uma capacitação, um curso especial”. Todos os anos temos uma defasagem de 40% no número de professores por conta disso”, relatou a dirigente que disse também haver 62 Apaes em MS.

Ainda segundo a secretária de Educação, esse ano foram chamados 500 professores que prestaram concurso público. “Em janeiro de 2016 vamos chamar mais 500”, relatou a titular da pasta que concluiu afirmando que esse número será suficiente para preencher a demanda das instituições.

De acordo com o que foi proposto na audiência, haverá uma negociação entre Governo e entidades para definir um calendário para a transição de professores convocados por profissionais concursados. O Governo defende que a transição seja gradativa e a previsão mínima é no segundo semestre de 2016.

O deputado Pedro Kemp (PT), um dos proponentes da audiência, disse que também é preciso viabilizar uma forma para aproveitar os professores convocados, que há anos atuam nessas instituições e possuem vasta qualificação na área. A ideia do parlamentar é que seja feito novo concurso para absorver esses profissionais.

Nos siga no Google Notícias