A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

15/01/2008 08:50

Família luta para descobrir causa de morte de mulher

Redação

A morte de Maria de Lourdes Pinto Fernandes, de 66 anos, ocorrida na última sexta-feira, em Dourados, envolveu a família dela em uma cansativa jornada para descobrir a forma como ela contraiu a doença apontada como causa do óbito. O comerciante Luiz Pinto Fernandes, filho de Maria de Lourdes, disse que o laudo aponta doença priônica (causada por uma proteína chamada prion) e que não teria origem hereditária. Segundo ele, sua mãe foi acometida por uma doença rara: Creutzfekdt Jakob, que pode ter origem genética, espontânea ou ser adquirida.

A cruzada para descobrir a origem da doença começou no ano passado. Sem obter respostas precisas, o comerciante chegou a acionar o Ministério Público Estadual, em 3 de dezembro do ano passado, mas sem resultado.

Ele diz que neste meio tempo foi procurado por várias pessoas e surgiram suspeitas. O comerciante afirma que recebeu denúncias de que algumas fazendas da região de Dourados estariam usando a chamada cama-de-frango para alimentar o gado, prática proibida pelo Ministério da Agricultura por conta das doenças que pode provocar. Uma delas é a BSE, a encefalopatia esponjiforme bovina, conhecida como o "mal da vaca louca", uma doença também priônica, que afeta os bovinos. Há suspeitas de que pode estar relacionada ao aparecimento de Creutzfekdt Jakob em humanos, através do consumo da carne.

A questão, porém, não é ponto pacífico e há médicos que defendem que são diferentes os agentes infecciosos causadores dessas doenças. O diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha, nega que haja denúncias relacionadas ao uso de cama-de-frango na região. O mesmo informou o Ministério da Agricultura. Segundo informações do Ministério, não há registros de BSE nos rebanhos brasileiros.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions