ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Famílias são despejadas de área no bairro Montevidéu

Redação | 09/11/2009 11:24

Dez famílias que ocupavam a área da fazenda Botas, localizada no bairro Montevidéu, em Campo Grande, foram retiradas nesta manhã em cumprimento à reintegração de posse concedida pelo juiz Geraldo de Almeida Santiago.

A ação foi acompanhado por 18 policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais). O grupo entrou no terreno, na região onde será construído o Shopping Iguatemi.

Dentre os invasores, uma das famílias é de Izolita Nunes Barcelos, de 51 anos, que morava no local há dez dias, com três filhos e três netos. Ela reclama que vive apenas com a renda mensal de um salário mínimo e não sabe para onde ir. "Não sei o que vai ser agora", disse aos prantos, ao ver o barraco de lona ao chão.

Izolita conta que esperava uma ajuda da prefeitura, para conseguir um novo lar para a família. "Ele (prefeito) teve aqui na quinta-feira e prometeu ajudar com uma casa. Pediu que fizéssemos uma lista com 10 nomes e entregasse para um funcionário que esteve no outro dia aqui, mas ele se negou assinar o papel que fizemos".

Há um ano, Izolita veio de Rio Verde de Mato Grosso para Campo Grande em busca de trabalho e facilidades para o tratamento médico de dois filhos, um cadeirante e outro com problemas mentais. Mas segundo ela, a família só tem encontrado dificuldades. "Essa cidade é cruel", desabafa.

Agora o desafio da família e outros 9 moradores e conseguir um novo local para morar. Alguns moram em casas alugadas, mas também estão em processo de despejo por falta de pagamento.

Como o caso de Antonio Marcos Korzniwccki, de 37 anos. Ele conta que mora em um barroco de favor no bairro Monte Castelo e há duas semanas se instalou com a mulher e duas crianças na área. "Não temos onde ficar. Só Deus sabe o que vai ser agora".

O pedreiro José Pedro Lopes, de 36 anos, carregava o que sobrou do barraco nas costas. O aluguel de R$ 280 mensal, previsto pelo pedreito, deixará a renda da família ainda mais apertada. "Ganho em média 600 a 700 por mês. Fica bem arrochado".

Depois do despejo, as famílias colheram no local assinaturas para tentarem um processo que lhes concedam o direito a uma casa.

Nos siga no Google Notícias