A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/04/2016 11:15

Farmácias devem listar remédios contraindicados para dengue

Resolução do governo faz parte de ações do comitê de combate a epidemia

Mayara Bueno
Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)Relação de remédios contraindicados em caso de dengue. (Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado)

Drogarias e farmácias públicas e privadas de Mato Grosso do Sul terão de disponibilizar a relação de remédios contraindicados em casos ou suspeitas de dengue. A normativa foi publicada por meio de uma resolução da SES (Secretaria de Estado de Saúde), no Diário Oficial do Estado, desta segunda-feira (4).

A determinação considera, dentre outros dispositivos legais sobre o assunto, o risco de agravamento do quadro de dengue, por exemplo, quando o paciente consome medicamentos a base de ácido acetilsalicílico. Esta substância é capaz de causar e agravar sangramentos e hemorragias.

Somando à isso, a situação de emergência por causa da dengue decretada pelo Estado no começo de 2016, além da necessidade de criar mais ações de combate.

As empresas deverão afixar a relação de medicamentos, de forma impresa e com caracteres legíveis na cor preta, nos balcões de atendimento e pagamento. O local deve ser visível e de fácil acesso para consulta dos pacientes.

Além da lista, o documento prevê aos estabelecimentos a disponibilização de material educativo do Ministério da Saúde sobre a dengue, zika vírus e febre chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti.

O Estado vive uma epidemia de dengue e registro de casos das outras duas endemias. A resolução inclusive faz parte de um conjunto de ações do comitê técnico de combate às doenças, instituído no começo do ano.

Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequarem a norma, cujo cumprimento será fiscalizado pelos órgãos competentes do SUS (Sistema Único de Saúde). A resolução, bem como a lista, pode ser conferida no Diário Oficial do Estado, na página 55.

Em MS, números da dengue continuam crescendo; 2,2 mil em uma semana
Diferente de Campo Grande, onde o número de casos suspeitos de dengue teve retração em comparação com levantamentos anteriores, nos demais municípios...
Zika faz OMS declarar emergência internacional em saúde pública
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, hoje (1), situação de emergência em saúde pública de interesse internacional, em razão do aumento de c...
Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
Farmácias devem listar remédios contraindicados para dengue


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions