A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

05/01/2008 19:49

Fazenda de Miranda tem projeto para preservar onças

Redação

As onças não são vistas apenas como uma ameaça para o gado na Fazenda San Francisco, no Pantanal de Miranda. Desde janeiro de 2003, funciona naquela fazenda o projeto Gadonça que consiste na captura das onças para colocação de rádios transmissores nos animais com o objetivo de monitorar a espécie e identificar as melhores formas de prevenir com que ocorra a predação do gado e de outros animais domésticos.

Para tanto, conforme o site da fazenda, trabalham uma equipe com biólogo, veterinário e um antigo caçador e seus cachorros. A onça-pintada está na lista de animais em extinção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Naquela fazenda de 14.800 hectares ocorre a criação de gado das raças Montana e Nelore; além da produção de arroz e o Agro-ecoturismo. A distribuição da área é feita da seguinte maneira: 7.500 ha de reserva florestal; 3.300 ha de pecuária; e 4.000 ha de lavoura.

A iniciativa de preservação das onças foi destaque no primeiro dia do ano em reportagem no The New York Times, mais conhecido jornal dos Estados Unidos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions