ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Febre amarela lembra população importância da vacinação

Redação | 21/01/2008 16:20

A divulgação do aumento de casos e mortes causados pela febre amarela no Brasil causou um frenesi entre a população, que correu aos postos de saúde para atualizar sua imunização. O tumulto, as filas, o fim dos estoques de vacina, expuseram a tendência do brasileiro em não procurar a proteção no tempo certo, e servem de aviso para que a carteira de vacinação, seja da criança ou do adulto, esteja sempre em dia. Os postos de saúde oferecem, gratuitamente, imunização contra diversas doenças, e esporadicamente é necessário se aplicar um reforço para manter o corpo imune.

"Se isso acontecesse, teríamos evitado a procura, exceto no caso daquelas pessoas que queriam o reforço além do normal. Mas nesse período confirmamos que há muita gente com a vacina atrasada, aguardando um problema para se imunizar", afirmou o superintendente estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde, Eugênio de Barros. A falta de controle chega ao ponto de que o tétano, uma doença relativamente controlável, ainda registrou casos de internação em Mato Grosso do Sul em 2007.

Sem a procura adequada, muitas vacinas "encalham" nos estoques dos postos de saúde. Dentre elas, conforme citou Lucimara Martins, coordenadora da Unidade Básica de Saúde do Nova Bahia, estão doses contra caxumba, rubéola, sarampo e hepatite B. Ela informou que a imunização infantil é regular

Nos siga no Google Notícias