ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Férias superlotam posto e retardam prazo para tirar RG

Redação | 16/07/2009 10:20

O período de férias e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) superlotam o Posto Central de Identificação, em Campo Grande, e a primeira via da carteira de identidade leva até 45 dias para ser entregue. Antes, o prazo mínimo era de 30 dias.

Em frente ao posto, na rua Aquidauana, os usuários do serviço reclamam que faltam funcionários para atender a nova demanda. "Demorou 4 horas só para fazer a foto e 'tocar piano' [colher as digitais]", relata Oliveira Nantes Coelho, de 45 anos, que fez a segunda via do documento.

Ele conta que foi pela primeira vez ao Posto de Identificação na terça-feira. "Cheguei às 14h, mas já não tinha mais senha". Ontem, ele retornou às 7h30. "Entrei na fila para tirar a foto e, depois, tem outra fila para colher as digitais".

Oliveira Coelho reclama que falta funcionários. "Eles atendem muito bem, mas tem pouca gente para a fila normal. Já que as crianças, idosos e grávidas têm prioridade", reforça. A segunda via da identidade fica pronta em 24 horas.

O prazo de 42 dias para obter a primeira carteira de identidade pode frustrar os planos de Danilo Sanábria, de 16 anos, que depende do número documento para se inscrever no Enem. O prazo de inscrição na prova termina amanhã.

Pai do adolescente, Sandro Sanábria conta que foi ao posto no dia 23 de junho e não esperava tanta demora. Enquanto o protocolo aponta que o documento só pode ser retirado no dia 4 de agosto, o pai tentava obter ao menos o número do registro de identidade para que Danilo não fique de fora da prova.

Além de adolescentes, também é grande o fluxo de crianças no local, pois os pais aproveitam as férias escolares para solicitar o documento. Acompanhado pela mãe Eugênia Belchior, Pedro Henrique, de 8 anos, chegou às 7h10 ao Posto de Identificação. O atendimento demorou uma hora e meia, mas o documento só será entregue a Pedro Henrique daqui a 40 dias.

O Posto de Identificação distribui 150 senhas por dia. O atendimento vai até as 17h, mas a distribuição de senhas é interrompida às 13h.

Inconformado - Após dar, literalmente, com a "porta na cara", o advogado Marcelo Fernandes reclama que a informação, fornecida por meio de telefone, não constava em nenhum aviso no local. Na última terça-feira, ele e a esposa levaram os dois filhos

Nos siga no Google Notícias