ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Fetems defende debate amplo sobre proposta de aumento da carga horária

Edmir Conceição | 19/10/2011 13:09

A diretoria da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) anunciou ser a favor de favor de um amplo debate sobre o aumento da carga horária nas escolas.

Atualmente duas propostas sobre o assunto estão sendo debatidas em Brasília. Uma delas vem do Senado e sugere aumentar a quantidade de aulas das atuais 800 horas para 960 anuais. O MEC (Ministério da Educação) também discute ampliações no tempo de aula. No final do mês passado, o ministro Fernando Haddad informou que o órgão está debatendo três formas de aumentar o período dos alunos em sala: aumento de 200 para 220 dias letivos; ampliação da jornada diária de 4 para 5 horas; ou uma junção das duas formas, com a decisão final cabendo a cada rede de ensino.

Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli César, o aumento da carga horária deve estar associado a outras políticas educacionais. “A iniciativa é válida, mas é preciso pensar em um contexto maior. Em países com carga ampliada, o aluno passa a participar de projetos e atividades fora da sala de aula”, exemplifica.

Roberto disse ainda que a expansão requer outros investimentos. “Entendemos que precisamos de ensino integral, com revisão do currículo e diminuição do número de alunos por sala de aula. Além das disciplinas tradicionais, é necessário inserir programações culturais, esportivas e de lazer, que possam ampliar a experiência do aluno”, disse.

O presidente afirma que a diretoria da FETEMS apóia a ampliação da carga horária apenas quando esses problemas, (infraestrutura, investimentos, entre outros), considerados mais urgentes, forem resolvidos. “Não aceitaremos mais uma vez um projeto de cima para baixo, sem um amplo debate com os trabalhadores em educação”, afirma.

Nos siga no Google Notícias