ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Fiéis recebem notícia da renúncia de Bento 16 com incredulidade

Papa Bento 16 anuncia renúncia; ficará no Vaticano até o dia 28 de fevereiro

Carlos Martins | 11/02/2013 10:55
Regina de Oliveira Leite: "Nunca ouvi falar que ele tinha problema de saúde"  (Foto: Rodrigo Pazinato)
Regina de Oliveira Leite: "Nunca ouvi falar que ele tinha problema de saúde" (Foto: Rodrigo Pazinato)

Foi com incredulidade que fiéis católicos em Campo Grande receberam na manhã desta segunda-feira a notícia de que o Papa Bento 16 anunciou a renúncia ao pontificado. No posto desde 2005, o alemão Joseph Aloisius Ratzinger não apresentava sinais de estar doente. O anúncio foi feito durante cerimônia de canonização do mártir de Otranto.

Foi a segunda vez quem um Papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. Bento 16 deve deixar o Vaticano em 28 de fevereiro. Segundo o jornal Corriere della Sera o Papa declarou que deixa o posto pelo bem da Igreja. “Sinto o peso da atribuição”, declarou. Bento 16 tem 85 anos e foi escolhido como líder máximo da Igreja Católica no dia 16 de abril de 2005.

Todas as pessoas ouvidas no Centro da Capital, por estarem na rua, ainda não sabiam da decisão do Sumo Pontífice. A economista Regina de Oliveira Leite, 56 anos, também foi pega de surpresa. “Não estava sabendo. Vou ver nos telejornais para saber os motivos. Mas nunca ouvi falar que ele tinha algum problema de saúde”, disse Regina, que é espírita Kardecista, mas contou que foi criada no catolicismo.

Regina acredita, porém, que a renúncia do papa não trará alterações na hierarquia da Igreja Católica. “A igreja tem uma cultura milenar, tem muito poder por trás. Se renuncia um entra outro no lugar. O importante é buscar a Deus em qualquer lugar”, afirmou.

"Bento 16 deveria ter seguido exemplo de João Paulo II", diz José Vieira (Foto: Rodrigo Pazinato)
"Bento 16 deveria ter seguido exemplo de João Paulo II", diz José Vieira (Foto: Rodrigo Pazinato)

Exemplo de João Paulo II - O vendedor de tapetes e vigilante José Vieira, 50 anos, reagiu com um misto de surpresa e insatisfação. “Se é verdade, é péssimo. Mas significa que ele não era verdadeiramente uma pessoa enviada por Deus”, afirmou. Ele acha que Bento 16 deveria ter seguido o exemplo do papa João Paulo II, que mesmo muito doente, levou até o fim o pontificado e não renunciou. “O Papa dizia que se renunciasse estava renunciando a Cristo. Mesmo com alguns cardeais sugerindo a renúncia, ele foi até o fim”, relembrou.

Vieira disse, ainda, que se estivesse doente ou com algum problema de saúde, que Bento 16 poderia, a exemplo de João Paulo II, ter cuidado da saúde sem renunciar. “João Paulo II ficou várias vezes internados. Bento 16 poderia fazer o mesmo se estivesse doente, ele não precisaria estar todo o dia no Vaticano”, disse. João Paulo II morreu em 2 de abril de 2005.

As irmãs Sandra de Souza (E) e Débora Regina receberam com tristeza a notícia (Foto: Rodrigo Pazinato)
As irmãs Sandra de Souza (E) e Débora Regina receberam com tristeza a notícia (Foto: Rodrigo Pazinato)
Sidney Lopes: Renúncia deve ter relação com a idade do Papa (Foto: Rodrigo Pazinato)
Sidney Lopes: Renúncia deve ter relação com a idade do Papa (Foto: Rodrigo Pazinato)

Preparar os fiéis - Já as irmãs Sandra Ramonas de Souza, do lar, 46 anos, e Débora Regina de Souza, auxiliar de limpeza, 47, receberam com tristeza a notícia. “Essa notícia me pegou de surpresa. Ele não deveria ter renunciado. É uma notícia ruim, fiquei chocada”, disse ela. “Se ele estivesse doente, deveria ter preparado os fiéis antes”, completou a irmã, Débora. O motorista Sidney Lopes Taveira, 52 anos, acredita que o motivo da renúncia tenha a ver com a idade do papa, que está prestes à completar 86 anos. “O jeito é escolher outro papa”,

Nos siga no Google Notícias