ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Fiems articula vinda de missão paraguaia para MS

Redação | 06/09/2010 14:37

O presidente da Fiems durante reunião, em Assunção, com o embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos

Uma missão empresarial e diplomática paraguaia virá ao Brasil ainda este ano. A vinda está sendo articulada pelo presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, que está em Assunção, capital do Paraguai.

Segundo a Fiems divulgou, Longen já manteve conversas sobre o assunto com o embaixador do Brasil no país vizinho, Eduardo dos Santos, e o presidente do CIP (Centro de Importadores do Paraguai), Max Haber Neumann. "A burocracia continua sendo o principal entrave na aproximação diplomática e comercial entre o nosso Estado e o Paraguai. Por isso, articulamos essa missão de aproximação entre a classe empresarial e política de Assunção com empresários, prefeitos e governador do Estado", afirmou o presidente da Fiems.

Segundo ele, várias empresas de Mato Grosso do Sul já demonstraram interesse em se instalar na cidade de Assunção, assim como empresas do país vizinho também têm interesse em estreitar as relações comerciais com empresários do Estado.

"Na reunião com o embaixador Eduardo dos Santos e com o presidente do CIP, Max Haber, ficou acertada a ida, ainda neste ano, de uma missão composta por cerca de 20 pessoas, entre lideranças empresariais paraguaias e representantes do setor político de Assunção, para termos encontros com os prefeitos das principais cidades do Estado, assim como com o governador André Puccinelli, para tratarmos de assuntos de interesses de ambos", detalhou.

Na reunião de hoje em Assunção, o embaixador Eduardo dos Santos destacou a questão da integração comercial envolvendo os membros da Zicosul e Mercosul. "Hoje, o que se tenta fazer é harmonizar as normas técnicas, ambientais e comerciais entre os países para resolvermos esses problemas burocráticos", destacou.

Max Haber defendeu a aprimoramento do relacionamento comercial do Paraguai com Mato Grosso do Sul. "Eu acredito que seja possível melhorar ainda mais essa relação comercial entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul", garantiu, lembrando que o CIP reúne 527 empresas de vários setores, responsáveis por 80% do volume de exportações do Paraguai. "Por isso, o CIP trabalha na busca de ampliar o intercâmbio comercial, visando estabelecer projetos de integração e pretendemos conhecer mais a realidade do setor industrial de Mato Grosso do Sul", finalizou.

Nos siga no Google Notícias