ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Frio faz aluno levar cobertor e escolas registram ausência de até 70%

Aliny Mary Dias | 24/07/2013 08:27
Os poucos alunos que foram à escola levaram cobertores para se aquecer (Foto: Marcos Ermínio)
Os poucos alunos que foram à escola levaram cobertores para se aquecer (Foto: Marcos Ermínio)

Com a sensação térmica de -4ºC, a mais baixa de 2013, a manhã desta quarta-feira (24) em Campo Grande se tornou um desafio para as crianças e adolescentes que encararam o segundo dia de aula desse semestre. No Estado, os 270 mil alunos da rede estadual enfrentaram frio intenso com sensação térmica de até -5º, como foi o caso de Amambai, na região sul do Estado. Em algumas salas, 70% dos alunso faltaram por causa do frio.

Na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, poucos alunos compareceram às aulas e os que foram levaram até cobertor para aguentar as quatro horas na escola.

O diretor Adão Alves, 48 anos, explica que muitos pais de alunos ligaram para a escola e avisaram que não mandariam os filhos para os estudos por conta da previsão de temperaturas negativas.

“Ontem foi o primeiro dia e muitos faltaram, recebemos várias ligações de pais dizendo que os filhos estão gripados. Outros disseram que não iriam levar as crianças por causa do frio mesmo”, afirma o diretor.

Além dos alunos, professores também faltaram em razão de gripes. Conforme o diretor, cinco professores não compareceram ontem e o mesmo número é esperado para hoje.

Em todas as salas, pelo menos 70% dos alunos faltaram. Na turma do 7º ano, de 40 alunos matriculados, apenas 4 enfrentaram o frio para estudar. Alguns alunos até saíram debaixo da coberta, mas não deixaram ela na cama como todos os dias. Em todas as salas da escola, pelo menos um aluno levou mantas, cobertores ou edredons para se aquecer.

Em sala onde 40 estudam, apenas 4 foram para a aula hoje (Foto: Marcos Ermínio)
Em sala onde 40 estudam, apenas 4 foram para a aula hoje (Foto: Marcos Ermínio)

O diretor Adão explica ainda que muitos alunos não possuem agasalhos para enfrentar as baixas temperaturas. Em último caso, a direção da escola liga para os pais para que busquem os filhos. “Ontem tinha aluno batendo queixo aqui e tivemos que falar para os pais buscarem”.

Para a professora de Língua Inglesa, Ana Andréia, o frio atrapalha o rendimento dos alunos. “É complicado porque está no início do bimestre e muitos faltam e os que vieram não conseguem se concentrar por causa do frio, até pra gente tá difícil”, explica a professora.

Volta às aulas – Além dos 84 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, outros 270 mil da Rede Estadual também voltaram para as salas de aula nesta terça-feira (23). Em todo o Estado, são 362 escolas que atendem alunos do ensino fundamental e médio.

Nos siga no Google Notícias