ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Funai recusa pedido de Vander e mantém administradora

Redação | 27/11/2009 08:57

A administradora da Funai (Fundação Nacional do Índio) no cone sul de Mato Grosso do Sul, Margarida Nicoletti, deve ser mantida no cargo, mesmo sob forte pressão de parte da comunidade indígena e de políticos do estado. A assessoria de comunicação do órgão informou nesta quinta-feira que o presidente da Funai, Márcio Augusto Meira, rejeitou o pedido de exoneração de Margarida Nicoletti, feito na quarta-feira pelo deputado federal Vander Loubet (PT).

Conforme a assessoria da Funai, Vander Loubet teria apresentado documentos encaminhados por lideranças indígenas reivindicando a demissão de Margarida Nicoletti. Entretanto, Márcio Meira se recusou a exonerar a chefe regional. De acordo com a assessoria, não houve qualquer compromisso de troca do comando da Funai no cone sul.

Algumas lideranças indígenas de Dourados e de outras aldeias da região querem a nomeação da bióloga Arlete Pereira de Souza, mulher do vereador douradense Dirceu Longhi (PT). O vereador também esteve recentemente em Brasília para apresentar denúncias contra Margarida Nicoletti na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

No início da noite de ontem, os índios acampados há três semanas em frente ao prédio da Funai em Dourados chegaram a comemorar a suposta demissão de Margarida. Eles disseram que foram informados por Dirceu Longhi que Márcio Meira tinha concordado em substituir a administradora regional.

Nesta sexta-feira, os índios permanecem acampados na Praça do Cinquentenário. Eles prometem manter o protesto até a saída de Margarida Nicoletti. O prédio está funcionando, mas a administradora regional não vai ao local desde o dia 9 deste mês, segundo os próprios índios.

Nos siga no Google Notícias