ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Funcionários de empresa de ônibus enfrentam atraso no salário e vale-alimentação

“A gente está cansado, comendo arroz e feijão”, afirma funcionário ao Campo Grande News

Aline dos Santos | 24/08/2018 16:19
Reportagem foi à garagem da empresa em Campo Grande, mas atraso salarial foi negado. (Foto: Paulo Francis)
Reportagem foi à garagem da empresa em Campo Grande, mas atraso salarial foi negado. (Foto: Paulo Francis)

Funcionários da Viação São Luiz, empresa de transporte rodoviário, relatam atraso salarial e no pagamento do vale-alimentação. O problema foi repassado ao Campo Grande News nesta sexta-feira (dia 24) por pessoas que pediram para não ter os nomes divulgados.

Eles informam que os salários de 55 funcionários de Campo Grande estão atrasados. São motoristas e trabalhadores nas áreas de manutenção, limpeza e cargas. 

Os salários estão atrasados há 12 dias, enquanto o vale-alimentação não é pago há quatro meses. O benefício é de R$ 500 para motoristas e R$ 350 para os demais. “A gente está cansado, comendo arroz e feijão”, afirma um dos funcionários. Ainda segundo ele, a empresa também não recolhe há anos o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A reportagem foi à garagem da São Luiz, localizada na avenida Gunter Hans, São Jorge da Lagoa, em Campo Grande. No local, a informação de um representante da empresa é de que não há paralisação e nem atrasos no pagamento.

A equipe foi orientada a buscar informações com sede da São Luiz, que fica em Três Lagoas. O Campo Grande News não conseguiu contato por meio dos telefones disponíveis na página da São Luiz na internet.

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviários de Cargas, de Coletivos Intermunicipais e Interestaduais de Mato Grosso do Sul informa que soube da situação pela imprensa e tenta contato com a empresa.

De acordo com o presidente da federação e do sindicato da categoria na Capital, Samir José da Silva, foi confirmado atraso salarial para 126 trabalhadores em Campo Grande, Cassilândia, Costa Rica e Rondonópolis (Mato Grosso). Já o atraso no vale-alimentação seria de três meses.

Samir conta que foi informado que a direção da empresa está em reunião em Três Lagoas. Caso não consiga um posicionamento, o sindicato pode lançar um edital e notificar a Agepan ( Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e ANTT (Agência Nacional do Transporte Terrestre), com prazo de 72 horas para paralisação.

“Se os trabalhadores pararem sozinho, sem notificação, correm o risco de demissão por justa causa”, diz. Segundo Samir, somente neste ano já foram duas greves de funcionários da São Luiz.

Nos siga no Google Notícias