A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

30/12/2008 18:12

Gado novamente é abatido por indígenas no interior

Redação

Um gado foi abatido por índios na Fazenda Santa Maria, situada na região da Aldeia Taquapery, localizada a 15 quilômetros de Coronel Sapucaia, que faz fronteira com o Paraguai. O ataque, segundo o site A Gazeta News, aconteceu na noite de domingo (28) e a carcaça do animal só foi encontrada por funcionários da propriedade rural na manhã de ontem.

A Polícia Militar de Coronel Sapucaia esteve no local realizando alguns levantamentos e constaram que para abater o animal na ponta, formando um tipo de lança. Por conta da ação criminosa, que quase sempre é realizada no período noturno ou na madrugada, além de arcar com os prejuízos com os animais abatidos, os produtores rurais acabam gastando para tratar os animais feridos durante a ação, que muitas vezes, por conta dos próprios ferimentos, acabam adoecendo e morrendo, aumentando ainda mais os prejuízos.

Segundo informações da polícia, os animais abatidos são carneados no local pelos indígenas e apenas as melhores partes são levadas, ficando abandonada o resto da carcaça. No abate registrado na Fazenda Santa Maria, por exemplo, os ladrões levaram somente partes nobres da novilha de aproximadamente dois anos, deixando o resto jogado no local.

Esse foi o terceiro abate de gado praticado por indígenas em fazendas vizinhas à Aldeia Taquapery nos últimos vinte dias. Nos dias 11 e 12 desse mês três animais foram abatidos em menos de 24 horas, dois deles em uma só "pancada", na Fazenda Rincão dos Búfalos, que também é vizinha à citada aldeia.

Em todas as ações os indígenas usaram os mesmos modos operantes e também só levaram as partes consideradas de carnes nobres dos animais abatidos. Há ainda informações de que eles só praticam isso, pois falta carne nas cestas básicas que ganham da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Justiça do Trabalho faz acordos de R$ 6,5 milhões no Estado
A Justiça do Trabalho teve 355 acordos que somaram R$ 6.512.934,87 durante a Semana da Conciliação em Mato Grosso do Sul. Na iniciativa, realizada en...
Ministério da Saúde suspende incentivos da atenção básica em MS
O Ministério da Saúde suspendeu, nesta sexta-feira (15), repasse extra à atenção básica para sete municípios de Mato Grosso do Sul. Isso porque eles ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions