ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Gaeco aponta que soldado da PM vendia cigarro contrabandeado

Relatório que denuncia policiais à Justiça Militar cita depoimento de contrabandista. As oitivas denunciaram um soldado da PM no transporte e venda de cigarros

Izabela Sanchez | 18/06/2018 17:46
A operação teve três fases e foi coordenada pelo Gaeco (Marina Pacheco)
A operação teve três fases e foi coordenada pelo Gaeco (Marina Pacheco)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) aponta que o soldado da Polícia Militar em Jardim, Nestor Bogado Filho, atuava na venda de cigarros contrabandeados entre as cidades de Bela Vista e Jardim. A informação consta na denúncia apresentada pelo Grupo, braço direito do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), à Justiça Militar, resultado da operação Oiketicus.

Nestor Bogado Filho levaria a carga de 10 a 11 caixas de cigarro em um veículo Renault Duster, segundo o Gaeco, de Bela Vista para Jardim. A denúncia foi apontada por um cigarreiro da região, identificado como Djalma Alegre Gonçalvez.

Djalma afirma, segundo a denúncia, que o fornecedor mora dentro do Paraguai, em Bela Vista do Norte, e que seria parente do policial Nestor. Nestor, declara o contrabandista, sabe quem vai buscar cigarros “porque o parente sempre avisa”.

O contrabandista ainda teria relatado que “seu maior concorrente é Nestor”. A denúncia do Gaeco afirma que ele prestou depoimento e “tentou minizar dizendo que apenas praticou descaminho/contrabando mediante aquisição de alguns produtos no Paraguai para revenda no Brasil para ter uma renda extra, entre os quais bebidas e cigarros”.

Por fim, o soldado teria admitido que vendia cigarro contrabandeado há mais de um ano e meio. Ele foi denunciado por corrupção passiva e formação de quadrila junto a outros 27 policiais que atuavam em dois núcleos para facilitar o contrabando de cigarros em Mato Grosso do Sul.

Operação - O esquema foi investigado pela Operação Oiketicus. A operação teve três fases; Na primeira, realizada em 16 de maio, foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva contra policiais: três oficiais e 45 mandados de busca e apreensão. O saldo total foi de 21 prisões porque um sargento acabou preso em flagrante.

A segunda etapa aconteceu no dia 23 de maio, com mandado de busca e apreensão na casa e escritório de servidor do TCE (Tribunal de Contas do Estado). A terceira fase foi em 13 de junho, com mais oito prisões de policiais militares. Nome da operação, oiketicus é um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”.

O Campo Grande News tentou localizar a defesa do policial, sem sucesso.

Nos siga no Google Notícias