A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

17/12/2009 13:05

Gás amônia vaza novamente em frigorífico da Capital

Redação

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta quinta-feira mais um vazamento de amônia no frigorífico Diplomata, em Campo Grande. Esta é a segunda vez que o gás tóxico vaza no mesmo local, em dois meses.

Nenhum funcionário precisou de atendimento médico, no entanto, todos foram dispensados até o próximo turno.

A tenente Karoline Rodrigues Ribeiro, comandante de socorro da área Sul, que esteve no local, explica que o gás vazou de uma tubulação responsável pela manutenção do resfriamento da câmera fria.

A tubulação fica no túnel 1 e a câmera fria é o local onde ficam as aves congeladas. De acordo com a tenente, o vazamento ocorrido em novembro foi no mesmo local.

Segundo Karoline, a empresa não conseguiu detectar o local exato por onde o gás vazou da primeira vez e por isso houve este segundo. Desde o primeiro vazamento o túnel está interditado.

A tenente explica que podem ocorrer vazamentos do gás devido à falta de manutenção da tubulação por onde passa. Conforme Karoline, a amônia é altamente corrosiva e, pelo menos por isso, já deveria haver uma manutenção constante. "Tem que haver manutenção preventiva e não esperar acontecer alguma coisa", diz.

A reportagem entrou em contato com o Diplomata, mas, a primeira informação era de que o técnico de segurança do trabalho é quem responderia pelo assunto. No entanto, ele estava ocupado e não podia falar.

Na segunda tentativa de ter uma posição da empresa, foi informado de que somente o diretor poderia falar, mas, ele não estava no local.

Funada -Na semana passada, vazou amônia da fábrica de refrigerantes Funada, que fica próxima ao Diplomata. Dois funcionários foram intoxicados. A empresa foi multada em R$ 50 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental) pelo crime ambiental.

Para eliminar a amônia da empresa, funcionários jogaram água, que ficou parada em frente à fábrica. Quem se aproximava do local já sentia o forte cheiro.

Amônia - O gás é altamente tóxico e é usado para acelerar o processo de refrigeração. Dependendo da quantidade inalada, causa irritação na pele, olhos, vômitos, tonturas, dores de cabeça e pode comprometer a respiração e levar à morte.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions