ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Gás amônia vaza novamente em frigorífico da Capital

Redação | 17/12/2009 13:05

O Corpo de Bombeiros atendeu nesta quinta-feira mais um vazamento de amônia no frigorífico Diplomata, em Campo Grande. Esta é a segunda vez que o gás tóxico vaza no mesmo local, em dois meses.

Nenhum funcionário precisou de atendimento médico, no entanto, todos foram dispensados até o próximo turno.

A tenente Karoline Rodrigues Ribeiro, comandante de socorro da área Sul, que esteve no local, explica que o gás vazou de uma tubulação responsável pela manutenção do resfriamento da câmera fria.

A tubulação fica no túnel 1 e a câmera fria é o local onde ficam as aves congeladas. De acordo com a tenente, o vazamento ocorrido em novembro foi no mesmo local.

Segundo Karoline, a empresa não conseguiu detectar o local exato por onde o gás vazou da primeira vez e por isso houve este segundo. Desde o primeiro vazamento o túnel está interditado.

A tenente explica que podem ocorrer vazamentos do gás devido à falta de manutenção da tubulação por onde passa. Conforme Karoline, a amônia é altamente corrosiva e, pelo menos por isso, já deveria haver uma manutenção constante. "Tem que haver manutenção preventiva e não esperar acontecer alguma coisa", diz.

A reportagem entrou em contato com o Diplomata, mas, a primeira informação era de que o técnico de segurança do trabalho é quem responderia pelo assunto. No entanto, ele estava ocupado e não podia falar.

Na segunda tentativa de ter uma posição da empresa, foi informado de que somente o diretor poderia falar, mas, ele não estava no local.

Funada -Na semana passada, vazou amônia da fábrica de refrigerantes Funada, que fica próxima ao Diplomata. Dois funcionários foram intoxicados. A empresa foi multada em R$ 50 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental) pelo crime ambiental.

Para eliminar a amônia da empresa, funcionários jogaram água, que ficou parada em frente à fábrica. Quem se aproximava do local já sentia o forte cheiro.

Amônia - O gás é altamente tóxico e é usado para acelerar o processo de refrigeração. Dependendo da quantidade inalada, causa irritação na pele, olhos, vômitos, tonturas, dores de cabeça e pode comprometer a respiração e levar à morte.

Nos siga no Google Notícias