ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governador sanciona lei que fixa política salarial dos professores

Paulo Yafusso | 13/07/2015 17:33
Lei sancionada será publicada no Diário Oficial de amanhã (Foto: Fernando Antunes)
Lei sancionada será publicada no Diário Oficial de amanhã (Foto: Fernando Antunes)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou hoje a lei complementar que dispõe sobre o Estatuto dos Profissionais da Educação Básica, que na prática estabelece a política salarial dos professores até 2021, quando o governo do Estado passará a cumprir integralmente o piso nacional de salário da categoria. De acordo com a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), hoje o professor recebe R$ 1.331,42, o que corresponde a 69,42% do piso, para carga horária de 20 horas/aula.

A lei, que será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14), traz o cronograma a ser cumprido pelo governo do Estado. Em entrevista coletiva à imprensa na Governadoria, Reinaldo Azambuja explicou que pelo acordo firmado com a Fetems, serão concedidos dois reajustes anuais aos professores, sendo em janeiro (reajuste anual) e outro em outubro, sendo que com esse último se atingiria os índices estabelecidos na Lei Complementar. Dessa forma, em outubro deste ano a categoria passaria a receber 73,79% do piso nacional; em outubro de 2016, 78,16%, no ano seguinte 82,53%, em 2018 se atingiria o índice de 86,90%, 91,97% em 2019, chegando em 2020 com 95,64% e em 2021 Mato Grosso do Sull passaria a pagar 100% do piso, fixado pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante a entrevista coletiva, que contou também com a participação presidente da Fetems, Roberto Botareli, dirigentes sindicais e dos secretários Eduardo Riedel (de Governo) e Maria Cecília Amêndola da Mota (Educação), Reinaldo Azambuja afirmou que a Lei é resultado de um ampla discussão que muitas vezes foi tensa e até resultou na greve de uma semana dos professores da rede estadual no mês passado.

“Mostramos que seria impossível cumprir o piso até 2018, e eles entenderam isso”, afirmou o governador, ao lembrar que já existia uma lei que fixava que até 2018 o Estado estaria aplicando o piso nacional. Reinaldo declarou que com o aumento a ser aplicado em outubro, haverá um aumento de R$ 6 milhões por mês na folha.

Ao falar sobre a negociação com o governo e os períodos de tensão, como a paralisação dos professores, Roberto Botareli afirmou que, com essa Lei, Mato Grosso do Sul será o primeiro Estado a cumprir a lei do piso nacional. Ele considerou que o governo foi ousado em assumir esse compromisso e, por outro lado, os professores assumiram o compromisso de melhorar a qualidade da educação pública em Mato Grosso do Sul.

Para isso, ele cobrou da secretária Maria Cecília que implante no Governo a mesma política de valorização que ela implementou quando foi secretária de Educação de Campo Grande, criando programas para que os professores possam fazer cursos de doutorado, mestrado e especialização. “Precisamos também investir na estrutura, com a reforma de escolas”, afirmou. Botareli disse ainda, que o acordo feito com o Executivo serviu também para “acabar com o mito de que trabalhamos para partido A ou B. Mostramos que a Fetems atua na defesa dos professores, porque cada filiado tem o seu partido e a Fetems está aberta para discutir a melhoria da educação pública no Estado”.

Segundo o governador, a meta estabelecida em discussão entre a Secretaria Estadual de Educação e os professores é elevar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para a pontuação 5 até 2018. Hoje, o índice de Mato Grosso do Sul é 3,4. A Lei sancionada trata também a jornada de planejamento. O texto estabelece que “o diferencial decorrente da aplicação da jornada de planejamento (hora atividade), de ¼ para 1/3, será aplicada aos professores em efetivo exercício em sala de aula, a contar de fevereiro a dezembro de 2013, mediante indenização que será efetuada a contar de janeiro de 2016, em 11 parcelas sucessivas”. Esse pagamento será feito sem a necessidade do professor apresentar requerimento.

Durante o evento na Governadoria, Reinaldo Azambuja anunciou também a contratação de 81 servidores administrativos da Educação, aprovados no último concurso. O presidente da Fetems disse que a contratação ameniza o problema da falta de servidores de setores como limpeza e secretaria. Segundo ele, a necessidade hoje gira em torno de 1.200 administrativos. Ele explicou que muitos, por problemas de saúde, passam a desempenhar atividade diferente da que foi contratada. Ao falar que anteriormente o Governo já havia contratado 500 professores aprovados em concurso, Roberto Botareli explicou que agora existe um equilíbrio entre professores aprovados em concurso que já estão trabalhando e os contratados, que não fizeram concurso público. Antes, haviam 9 mil concursados e 9.600 contratados.

Nos siga no Google Notícias