ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo lança campanha “Outubro Rosa” com apresentação teatral

Atividade para funcionários da SES aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (1). Outubro rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Izabela Sanchez e Bruna Pasche | 01/10/2018 10:24
SES levou teatro e música para os funcionários, uma forma de conscientizar sobre o outubro rosa (Bruna Pasche)
SES levou teatro e música para os funcionários, uma forma de conscientizar sobre o outubro rosa (Bruna Pasche)

O outubro rosa começou oficialmente nesta segunda-feira (1) com alerta de prevenção para o câncer de mama. Com agenda preparada para o mês, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) levou apresentação teatral e musical para os funcionários, um símbolo do início da campanha. Superintendente de atenção geral à saúde, Mariana Croda afirma que a estimativa é de 860 novos casos da doença em 2019.

A apresentação é da ONG Curumim, que começaram a preparar espetáculos teatrais sobre diversas doenças, para tratar do assunto de forma lúdica. Em 2004 a SES chamou o grupo para que começassem a trabalhar com a prevenção ao câncer de mama. O grupo já esteve me várias cidades do interior, onde levaram um médico especialista e orientaram profissionais nas unidades de saúde.

Idealizadora do projeto, Conceição Leite soube de forma direta os impactos da doença. Em 2015 ela descobriu que estava com câncer e ressalta que a experiência a deixou ainda mais animada para continuar com o projeto. Ela ressalta que a doença é silenciosa, mas o tratamento é agressivo.

Confira o vídeo da apresentação musical:

“Eu não sentia nada”, comentou. Conceição procurou um médico depois de ter encontrado uma mancha. “Imagine se eu que trabalho com isso todos os dias não soube”, afirma. “Meu trabalho é levar isso para as pessoas, entre a plateia se eu conseguir salvar algumas pessoas eu já estou feliz e agradecida a Deus”.

Além da apresentação teatral, a SES levou Marta Cel para cantar. A cantora reforça que não sabia que era possível trabalhar com arte levando informações. “É fortalecedor pra mim como mulher”, enfatizou.

Ainda hoje, na SES, ocorre uma oficina de turbantes e orientação sobre alimentação e vida saudável, com o nutricionista Anderson Holsback. O profissional ressalta a importância da alimentação e atividades físicas. “A maioria das doenças estão ligadas com o que é ingerido e é preciso cuidado do interior para o exterior”, afirmou.

Agenda – No dia 6 ocorre uma ação de prevenção no Parque das Nações com funcionárias da Cassems. O hospital do câncer também realiza ação nesta segunda-feira. Dia 17, durante a manhã ocorre orientação sobre alimentação saudável na Igreja Perpétuo Socorro, até às 14h, com a presença de universitários e representantes do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). No dia 15 a SES realiza uma nova oficina sobre alimentação saudável. Dia 15 a SES faz outra oficina sobre alimentação saudável.

Nos siga no Google Notícias