A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

01/10/2018 10:24

Governo lança campanha “Outubro Rosa” com apresentação teatral

Atividade para funcionários da SES aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (1). Outubro rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Izabela Sanchez e Bruna Pasche
SES levou teatro e música para os funcionários, uma forma de conscientizar sobre o outubro rosa (Bruna Pasche)SES levou teatro e música para os funcionários, uma forma de conscientizar sobre o outubro rosa (Bruna Pasche)

O outubro rosa começou oficialmente nesta segunda-feira (1) com alerta de prevenção para o câncer de mama. Com agenda preparada para o mês, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) levou apresentação teatral e musical para os funcionários, um símbolo do início da campanha. Superintendente de atenção geral à saúde, Mariana Croda afirma que a estimativa é de 860 novos casos da doença em 2019.

A apresentação é da ONG Curumim, que começaram a preparar espetáculos teatrais sobre diversas doenças, para tratar do assunto de forma lúdica. Em 2004 a SES chamou o grupo para que começassem a trabalhar com a prevenção ao câncer de mama. O grupo já esteve me várias cidades do interior, onde levaram um médico especialista e orientaram profissionais nas unidades de saúde.

Idealizadora do projeto, Conceição Leite soube de forma direta os impactos da doença. Em 2015 ela descobriu que estava com câncer e ressalta que a experiência a deixou ainda mais animada para continuar com o projeto. Ela ressalta que a doença é silenciosa, mas o tratamento é agressivo.

Confira o vídeo da apresentação musical:

“Eu não sentia nada”, comentou. Conceição procurou um médico depois de ter encontrado uma mancha. “Imagine se eu que trabalho com isso todos os dias não soube”, afirma. “Meu trabalho é levar isso para as pessoas, entre a plateia se eu conseguir salvar algumas pessoas eu já estou feliz e agradecida a Deus”.

Além da apresentação teatral, a SES levou Marta Cel para cantar. A cantora reforça que não sabia que era possível trabalhar com arte levando informações. “É fortalecedor pra mim como mulher”, enfatizou.

Ainda hoje, na SES, ocorre uma oficina de turbantes e orientação sobre alimentação e vida saudável, com o nutricionista Anderson Holsback. O profissional ressalta a importância da alimentação e atividades físicas. “A maioria das doenças estão ligadas com o que é ingerido e é preciso cuidado do interior para o exterior”, afirmou.

Agenda – No dia 6 ocorre uma ação de prevenção no Parque das Nações com funcionárias da Cassems. O hospital do câncer também realiza ação nesta segunda-feira. Dia 17, durante a manhã ocorre orientação sobre alimentação saudável na Igreja Perpétuo Socorro, até às 14h, com a presença de universitários e representantes do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). No dia 15 a SES realiza uma nova oficina sobre alimentação saudável. Dia 15 a SES faz outra oficina sobre alimentação saudável.

Com três sorteios na semana, Mega-Sena de amanhã pode pagar até R$ 18 milhões
A Mega-Sena vai sortear nesta terça-feira (23) a bolada de R$ 18 milhões do concurso 2090, depois que o prêmio acumulou no último sábado (21). O sort...
TSE e TREs divulgam carta defendendo segurança das urnas eletrônicas
A presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e 27 Tribunais Regionais Eleitorais divulgaram carta hoje (22) em que defendem a segurança das urn...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions