ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Governo marca para 30 de abril eleição nas escolas

Redação | 29/01/2008 08:50

Vai ser no dia 30 de abril a eleição para escolher os diretores das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul para o próximo mandato. Eles vão substituir os dirigentes que tiveram o mandato prorrogado até junho deste ano, depois de uma polêmica discussão envolvendo a mudança nas regras para a escolha dos responsáveis pela direção dos estabelecimentos estaduais.

A data para a votação foi definida em uma resolução publicada nesta terça-feira pela Secretaria de Educação. O texto atende à lei sobre o assunto aprovada no ano passado pela Assembléia, depois de muita discussão e polêmica, segundo o qual o processo eleitoral deveria ser realizado até maio de 2008. Para garantir que as escolas não ficassem sem comando, o mandato dos atuais diretores foi prorrogado de dezembro até junho, quando tomam posse os novos.

Além da resolução marcandado a data das eleições, o governo também publico outra medida que amplia o prazo de mandato do colegiado escolar, composto por representantes da comunidade escolar.

Capacitação - A resolução publicada hoje traz detalhes de como será feito o processo seletivo. Uma das determinações é em relação ao prazo de inscrição para o curso de capacitação que será obrigatório aos candidatos, a principal mudanças nas regras. Só poderá concorrer o professor que fizer o curso. O prazo para as inscrições vai até o quarto dia letivo, dada que é diferente para o interior e a Capital, onde as aulas vão começar antes.

Para os professores que já ocupam cargo de direção, o curso de capacitação já começou. Em vez de contratar uma empresa que seria responsável pelo curso, o governo optou por usar profissionais da própria secretaria e trazer um consultor da Secretaria de Educação da Bahia. Para a prova deve haver licitação.

Cada escola poderá ter até 4 candidatos. O professor que atua em duas terá de escolher uma delas para da disputa. Na distribuição dos peso dos votos, a divisão será a seguinte: 33,33% para os profissionais de Educação Básica lotados na escola; 33,33% para pais ou responsáveis pelos alunos matriculados e 33,33% alunos com idade mínima de 12 anos completos até a data da eleição.

Cada escola terá uma comissão de eleição, formada por seis pessoas: o presidente do colegiado escolar; um professor; um coordenador pedagógico; um aluno maior de 18 anos; um pai ou mãe, ou um responsável por aluno na escola e um servidor administrativo. Essa comissão ficará responsável pela condução do processo em cada unidade.

A primeira turma candidata aos cargos, já entrou em sala de aula para curso de formação, exigido pelo governo. Em Em Campo Grande o grupo é composto por 551 educadores que começaram o curso no dia 28 de janeiro e terminam em 1° de fevereiro. No Estado serão abertas quatro turmas, com previsão de 2 mil inscritos

Nos siga no Google Notícias