ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Grupo fará tomada de contas especial para apurar irregularidades no Dnit

Aline dos Santos | 20/05/2013 09:05

O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) criou nova comissão para tomada de contas especial na superintendência do órgão federal em Mato Grosso do Sul. O objetivo é apurar a responsabilidade e ressarcimento ao erário em possíveis irregularidades comerciais. O procedimento é relativo a um processo administrativo, que tramita em sigilo desde 2009.

Na publicação de hoje no Diário Oficial da União, o Dnit também revoga uma portaria de dezembro do ano passado, que havia nomeado outros servidores para a comissão. Agora, o procedimento será realizado por Francisco de Assis Mesquita e João Carlos Coutinho.

Em maio, a direção nacional do Dnit já havia retirado, por tempo indeterminado, a responsabilidade da superintendência de Mato Grosso do Sul sobre minutas de contratos, termos aditivos e processos licitatórios.

A cúpula do Dnit no Estado foi demitida em janeiro de 2012, após denúncias de irregularidades apuradas em processos administrativos.

Neste ano, a Justiça Federal aceitou denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-superintendente Marcelo Miranda, que já foi governador do Estado; o ex-chefe do Serviço de Engenharia, Guilherme de Alcântara Carvalho; e o ex-supervisor do Dnit em Dourados, Carlos Roberto Milhorim. Todos foram exonerados em 2012.

Eles e mais nove pessoas foram acusadas de desvio de R$ 14 milhões. Conforme o MPF, os recursos foram desviados por meio de contratos com as empresas TV Técnica Viária Construções, Rodocon Construções Rodoviárias e ECR Sociedade Civil de Engenharia e Consultoria. As duas primeiras foram contratadas para executar obras e serviços na BR-163 e BR-267. As denúncias foram por formação de quadrilha, corrupção e falsidade ideológica.

A direção do Dnit ficou sem titular no Estado por cinco meses. Em 18 de junho do ano passado, foi nomeado Euler José dos Santos. Conforme a assessoria de imprensa, o procedimento é sigiloso e a superintendência regional não vai se manifestar.

Nos siga no Google Notícias