ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Hospital suspende partos e infectologista reforça Samu

Redação | 03/08/2009 15:48

Como parte das medidas para combater a gripe suína, como é conhecida a doença causada pelo vírus H1N1, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), suspendeu a realização de partos no Hospital da Mulher, no Bairro Moreninhas, e colocará um infectologista para reforçar o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o hospital das Moreninhas passará a atender mulheres gestantes e crianças com até dois anos, que integram o grupo de risco, segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). As parturientes passarão a ser atendidas na Maternidade da Cândido Mariano, segundo a Sesau.

A Sesau também está abrindo capacitação para todos os ginecologistas da rede municipal para que saibam identificar e, desta forma, tratar adequadamente as gestantes com sintomas da gripe suína.

Para agilizar o encaminhamento de pacientes que necessitarem de internação, a Sesau deslocará um médico de doenças infecto-parasitárias para o Samu. "Esse profissional vai auxiliar a regular os casos de gripe para os hospitais", informou Mandetta.

O hospital de referência para o tratamento da gripe A é o Universitário (HU), onde 36 leitos estão direcionados especificamente para a internação de pacientes com a doença. A Secretaria de Saúde do Estado pode destinar até 64 leitos da unidade para pacientes com suspeita da gripe.

Sintomas - A gripe se caracteriza por aparecimento súbito de febre. Se não há febre, ou quadro complicado, de acordo com a Sesau não há necessidade de sair correndo para ir ao médico. Se a febre vem acompanhada de outros sintomas, como tosse, dor articular ou de garganta, a recomendação é procurar um médico imediatamente.

A Sesau também alerta para o risco da automedicação para quadros clínicos que não são, necessariamente, gripe, como por exemplo, o resfriado, que é diferente. Neste caso, é preciso evitar corrida aos postos de Saúde para não gerar sobrecarga no sistema de casos desnecessários.

Além disto, a Sesau suspendeu o 2º Encontro Todos pela Educação, que reuniria 1,6 mil profissionais no Teatro Dom Bosco, e as aulas de um cursinho pré-vestibular.

Nos siga no Google Notícias