A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Junho de 2018

09/06/2009 17:13

Índia de MS luta por salário maternidade já há 14 anos

Redação

A índia Claudina Alcebíades, de uma aldeia de Caarapó, conseguiu, 14 anos depois, o direito de receber salário maternidade do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira, a 7ª Turma do TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) anulou a sentença da Vara da Comarca de Caarapó, que determinou o arquivamento do pedido por considerar a mulher sem capacidade processual por ser indígena.

A filha de Claudina nasceu em 1995 e ela recorreu à Justiça para receber o salário maternidade. No entanto, a Justiça estadual indeferiu o pedido, que não teve o acompanhamento do Ministério Público Federal.

Os desembargadores, por unanimidade, votaram pela nulidade da sentença e pelo regular prosseguimento do processo. A relatora, desembargadora Leide Polo, afirmou que a índia tinha CPF e documentação assinada.

A relatora concluiu que a indígena tinha sim capacidade processual para pedir o salário maternidade do INSS na justiça e determinou o "regular prosseguimento" do processo na Vara de Caarapó, "mediante intervenção do Ministério Público, em todos os atos praticados no feito, a teor do que dispõe o citado dispositivo constitucional."

Claudina alegou que "por sempre ter laborado na produção da terra", tinha direito ao benefício previdenciário e que a apresentação de documentos, como cópia da identidade assinada, demonstrava a "consciência plena de seus atos civis".

Apostadores de quatro estados são os mais novos milionários do país
Apostadores de quatro estados acertaram os seis números da sorte da Mega-Sena e são os mais novos milionários do Brasil. Os sortudos são de Salvador ...
MPE realiza processo seletivo para estagiários em 37 cidades neste domingo
O MPE (Ministério Público Estadual) aplica neste domingo (24) as provas do processo seletivo para estagiário em 37 cidades do Estado. As avaliações c...
Uems recebe inscrição para teste de proficiência em três idiomas até quarta
Segue até a próxima quarta-feira (dia 27) o período de inscrição para o exame de proficiência de leitura em inglês, francês e espanhol. O interessado...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions