A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

14/05/2010 22:44

Índio aguarda nascimento de irmão para curar leucemia

Redação

A Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul), através da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena), em Campo Grande, recebe índios das 75 aldeias do estado e de estados vizinhos que necessitam de consulta e tratamento em hospitais de alta complexidade.

Graças ao órgão e ao apoio da mãe Jesabel Benites, o adolescente Jaquison, 12, que após várias tentativas frustradas de encontrar compatibilidade para o transplante de medula entre a família não obteve sucesso, vai passar por uma experiência inédita no estado. Eles moram na aldeia Amambai.

Ele vai receber doação de células tronco do irmão que sua mãe está esperando. Na tentativa de salvar o filho, Jesabel, que já tem quatro filhos, engravidou de novo.

O parto cezariana de Jesabel, que tem 33 anos, atualmente na trigésima oitava semana de gravidez, está agendado para segunda-feira (17) no Hospital Regional em Campo Grande.

O cordão umbilical com as células tronco será retirado com a ajuda de um kit especial fornecido pelo Inca (Instituto do Câncer) e encaminhado para um laboratório no Rio de Janeiro (RJ), onde será avaliada a compatibilidade entre as novas células e o paciente.

Se compatível, os médicos vão aguardar a estabilização do estado de saúde de Jaquison para que esteja pronto a realizar a intervenção cirúrgica, na tentativa de salvar a vida da criança.

Segundo o coordenador regional da Funasa/MS, Flávio Britto, o SUS (Sistema

Isenção no vestibular da IFMS pode ser solicitada até amanhã
Termina nesta sexta-feira (19) o prazo para os alunos que irão participar do exame de seleção 2019 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) ...
Agente acusado de calúnia após denunciar Odilon é inocentado
A Justiça Federal absolveu nesta quarta-feira (17) Valdemir Ribeiro Albuquerque, um dos cinco agentes penitenciários federais acusados de calúnia apó...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions