ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Índio aguarda nascimento de irmão para curar leucemia

Redação | 14/05/2010 22:44

A Funasa/MS (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul), através da Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena), em Campo Grande, recebe índios das 75 aldeias do estado e de estados vizinhos que necessitam de consulta e tratamento em hospitais de alta complexidade.

Graças ao órgão e ao apoio da mãe Jesabel Benites, o adolescente Jaquison, 12, que após várias tentativas frustradas de encontrar compatibilidade para o transplante de medula entre a família não obteve sucesso, vai passar por uma experiência inédita no estado. Eles moram na aldeia Amambai.

Ele vai receber doação de células tronco do irmão que sua mãe está esperando. Na tentativa de salvar o filho, Jesabel, que já tem quatro filhos, engravidou de novo.

O parto cezariana de Jesabel, que tem 33 anos, atualmente na trigésima oitava semana de gravidez, está agendado para segunda-feira (17) no Hospital Regional em Campo Grande.

O cordão umbilical com as células tronco será retirado com a ajuda de um kit especial fornecido pelo Inca (Instituto do Câncer) e encaminhado para um laboratório no Rio de Janeiro (RJ), onde será avaliada a compatibilidade entre as novas células e o paciente.

Se compatível, os médicos vão aguardar a estabilização do estado de saúde de Jaquison para que esteja pronto a realizar a intervenção cirúrgica, na tentativa de salvar a vida da criança.

Segundo o coordenador regional da Funasa/MS, Flávio Britto, o SUS (Sistema

Nos siga no Google Notícias