ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Índios bloqueiam carreta com madeira extraída em reserva

Redação | 05/02/2009 15:10

Índios kadiwéu da região de Bonito flagraram na madrugada de hoje um carregamento de madeira extraída de forma ilegal da reserva indígena. Um caminhão foi interceptado e depois de verificado que as toras foram retiradas de área proibida, os próprios indígenas resolveram "apreender" a madeira de lei.

O caso já foi comunicado pelos índios ao chefe do núcleo da Funai em Bonito, Antônio Bezerra, que acionou no início da manhã a Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande, mas até às 15 horas nenhuma equipe havia saído para ir até o local.

Segundo o chefe da Funai, a comunidade indígena só resolveu interceptar o caminhão para garantir punição aos responsáveis.

Os índios cobram a prisão dos responsáveis. Há tempos os kadiwéu reclamam da extração ilegal de madeira na reserva de 538 mil hectares, na Serra da Bodoquena, entre Bonito e Porto Murtinho. Grupos de fora, não índios, estariam invadindo a reserva para retirar as toras, apesar da área ser de preservação permanente.

Não foi informada a quantidade de madeira, nem quais providências foram tomadas em relação aos funcionários da empresa que extraía as toras.

Nos siga no Google Notícias