ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Índios de aldeia em Juti discutiram terras em encontro

Redação | 28/09/2009 21:54

Nos dias 24 e 25 de setembro os indígenas kaiowá-guarani da aldeia Jarará, em Juti, promoveram um encontro de reflexão sobre a campanha "Povo Guarani, Grande Povo". Cerca de 40 pessoas, entre professores, lideranças, mulheres, jovens e crianças, participaram das atividades que tiveram como eixo principal a questão da terra.

Durante o encontro membros da aldeia lembraram a história das famílias kaiowá-guarani que viviam na região e foram expulsas por latifundiários. Também foi discutida a forma com que essas famílias dispersas foram obrigadas a viver na periferia de Juti e outras cidades, por muito tempo.

Foi relembrado no encontro que oito famílias participaram da primeira retomada da fazenda que tirou terras indígenas na beira do rio Amambai. A região já estava cheia de fazendas e os índios expulsos de suas terras viviam pedindo favor, trabalhando e morando na rua.

Essas oito famílias que fizeram a retomada atualmente se multiplicaram em 85 na aldeia Jarará. Áreas em Amambai, Caarapó e em outros locais de Juti ainda aguardam ser retomadas, de acordo com os índios.

Campanha - A campanha "Povo Guarani, Grande Povo" partilha nas comunidades os conteúdos do Mapa e Caderno guarani, publicação produzida mediante uma pesquisa de vários anos na região das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. Segundo o Mapa e Caderno continuam existindo nesses países quatro povos guarani muito semelhantes nos aspectos fundamentais de sua cultura.

Nos siga no Google Notícias