ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Índios de MS ameaçam fechar Avenida Paulista em protesto

Redação | 22/10/2009 08:56

Pintados para guerra, mas ainda dentro do ônibus que levou grupo terena de Mato Grosso Sul a São Paulo, 90 índios estão preparados para interditar a Avenida Paulista, caso o TRF3 (Tribunal Regional da 3ª Região) não os receba ainda hoje em audiência para discutir a demarcação de terras na região de Sidrolândia.

O ex-administrador da Funai em Campo Grande, Jorge das Neves, já chegou ao TRF para tentar agendar a audiência, mas não foi recebido até o momento.

"Não temos como impedir o protesto dos índios. Eles decidiram que vão fechar a avenida se não foram recebidos", confirma Jorge, o representante oficial da Funai nas negociações com os terena.

Ontem, o grupo partiu de Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, com destino à capital de São Paulo. O ônibus foi fretado pela Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), depois de acordo para a desocupação de 3 fazendas invadidas no município.

Outro grupo terena permanece em uma das fazendas e diz que só saíra quando for determinado o andamento no processo de demarcação de aldeias localizadas em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti.

A comunidade terena também invadiu a fazenda Petrópolis, do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda, a 205 quilômetros da Capital, em uma ação organizada que eles chamam de "retomada".

Os índios ameaçam também entrar em propriedades rurais de Aquidauana e fechar as escolas indígenas em protesto pela paralisação de estudos de demarcação em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias