A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/07/2013 11:08

Índios festejam com carreata, mas entidades vão discutir reintegração

Francisco Júnior
Indígenas comemoraram decisão com carreta. (Foto: Sua Alternativa,  rádio de Aquidauana)Indígenas comemoraram decisão com carreta. (Foto: Sua Alternativa, rádio de Aquidauana)

Com a suspensão do mandado de reintegração de posse da fazenda Esperança, membros da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e Acrissul (Associação dos Criadores de MS) irão se reunir na próxima segunda-feira (8) para decidirem que atitude tomar no sentido de garantir a retirada do grupo terena que há 35 dias está na propriedade.

De acordo com Sergio Muritiba, advogado do proprietário da fazenda Nilton Carvalho, a família cogita entrar com mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal). “Nós estamos analisando a questão para tomar as providências cabíveis. Se trata se uma questão de repercussão, então vamos decidir que ações tomar na segunda-feira durante reunião com entidades de classe”, diz.

O advogado explica que a decisão da suspensão determinada pelo presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), desembargador federal Newton De Lucca, não se refere a propriedade da fazenda, mas para evitar um novo conflito entre a Polícia e os indígenas, como ocorre na fazenda Buriti, em Sidrolândia. “Essa decisão é uma questão política. O presidente quer evitar um novo confronto”, relata.

A fazenda Esperança, localizada em Aquidauana, foi ocupada por aproximadamente 800 índios da aldeia Ipegue-Taunay há mais de um mês. Ao serem informados da decisão de ontem, cerca de 2 mil indígenas de várias aldeias da região fizeram uma carreta pelas estradas vicinais que cortam a propriedade para comemorar.

O cacique da aldeia Esperança, Isaias Francisco, não quis comentar a decisão judicial.

 



HUMM ÍNDIO QUE APITO, PRA COMEMORAR DE CARREATA RSRSRSRSSR!!!
ORA GENTE ÍNDIO É UM SER HUMANO IGUAL A QUALQUER OUTRO.. TODOS TEMOS NOSSA CULTURA, SOMOS DESCENDENTE DO HOMO SAPIENS E NEM POR ISSO TEMOS QUE FAZER COMO ELES FAZIAM, POR EXEMPLO: ARRASTAR AS MULHERES AMADA NA PANCADA PELOS CABELOS, HOJE TEMOS ATÉ LEI MARIA DA PENHA RSRSRSRS.. BOM A CF DA DIREITOS IGUAIS ÍNDIOS OU NÃO ÍNDIOS, POR ISSO A JUSTIÇA TEM DEIXAR DE SER COVARDE E FAZER JUSTIÇA NÃO SE DEIXAR LEVAR PELA MIDA CORRUPTA E TENDENCIOSA..
 
CARLOS LIMA em 07/07/2013 08:51:37
isto é uma vergonha vamos todos embora para o mato grosso e deixar o estado de mato grosso do sul para os indígenas então.
 
valtemir jose dos santos em 06/07/2013 19:40:49
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions