ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Inédito, aplicativo dinamizará controle de frequência de alunos da SED

Mira Aula funcionará mesmo sem conexão à internet, permitindo acelerar o envio de dados do “diário de classe” para a Secretaria de Estado de Educação

Humberto Marques e Anahi Gurgel | 15/08/2018 14:53
Aplicativo será apresentado nesta tarde na Governadoria. (Foto: Paulo Francis)
Aplicativo será apresentado nesta tarde na Governadoria. (Foto: Paulo Francis)

O aplicativo para smartphones Mira Aula permitirá que os professores da rede estadual de educação realizem online o controle de frequência dos alunos em poucos minutos, independentemente da disponibilidade de conexão à internet na hora da “chamada”. O sistema será lançado na tarde desta quarta-feira (15) na Governadoria, em Campo Grande, e vai funcionar nas 364 unidades escolares do Estado. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa do ato.

Coordenador de Tecnologia Educacional da SED (Secretaria de Estado de Educação), Paulo Cezar Rodrigues dos Santos explica que o projeto faz parte do Escola Pro –“Protagonismo, Proatividade e Próxima”, que visa a otimizar o trabalho nas 364 instituições de ensino. O app foi desenvolvido pela startup Mira Educação e, segundo ele, usa um formato inédito do país.

O aplicativo será implantado gradualmente nas escolas –um vídeo será distribuído para os professores, explicando como usar o sistema. “Ele é como um check-in nas escolas, com os professores usando um smartphone com o app para acompanhar a entrada e saída dos alunos”, afirmou Paulo Cezar.

“Será um diário de classe digital”, prosseguiu, apontando as facilidades no procedimento –que reduz de 15 para alguns minutos o registro da frequência que, há mais de dois anos, vinha sendo realizado de forma online. Porém, dependia da disponibilidade de conexão com a internet, havendo comumente problemas, principalmente, no interior do Estado. Com o app, o registro poderá ser feito offiline, sendo transmitido para a SED assim que houve disponibilidade de internet.

Com o aplicativo, espera-se também facilitar o envio dos dados à SED, também permitindo que os pais saibam onde os filhos estão. O Mira Aula foi testado em 15 escolas –cinco delas em Campo Grande– e, embora tenha encontrado alguma resistência por parte dos alunos, teve o aval dos pais.

Autoridades e professores conhecerão detalhes do programa; vídeo dará detalhes do sistema a professores. (Foto: Paulo Francis)
Autoridades e professores conhecerão detalhes do programa; vídeo dará detalhes do sistema a professores. (Foto: Paulo Francis)
Nos siga no Google Notícias