A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

23/05/2012 16:13

Inspeção sobre o Ministério Público recebe até queixas contra Judiciário

Aline dos Santos
Denúncias são recebidas por equipe da Corregedoria do Ministério Público. (Foto: João Garrigó)Denúncias são recebidas por equipe da Corregedoria do Ministério Público. (Foto: João Garrigó)

Muita confusão sobre o que é responsabilidade do Ministério Público e do Poder Judiciário. A situação é verificada no serviço de atendimento à população oferecido pela Corregedoria do MP, que recebe denúncias e reclamações. Hoje, a audiência é realizada no MPF (Ministério Público Federal), por onde já passaram 19 pessoas.

“Me orientaram a procurar o Conselho Nacional de Justiça”, afirma Gilmar Rezende Vieira, de 48 anos. Preso por receptação de veículo em 2003, ele reclama de erros no cálculo da pena. O objetivo é fazer a progressão do regime semiaberto para o aberto. “O cálculo saiu cinco meses depois que pedi, mas com as datas todas erradas. Mas, não posso denunciar aqui porque não foi erro do promotor”, explica.

Ontem, o recebimento de denúncias foi realizado no MPE (Ministério Público Estadual), com atendimento de 15 pessoas. As primeiras reclamações foram sobre a conduta de promotor e a posição do MP em uma ação popular que desde 2007 tenta saber qual o salário dos deputados estaduais.

Realizada pela primeira vez no Estado, a inspeção faz um levantamento de todos os setores, elabora um relatório parcial, ouve a defesa das instituições, e prepara o documento final, que é disponibilizado para conhecimento público. São estabelecidos prazos para solução de problemas e uma equipe acompanha se a meta foi cumprida. No Piauí, por exemplo, foram 183 determinações.

Amanhã, as audiências serão realizadas no Ministério Público Militar (rua 15 de Novembro, 2212, Jardim dos Estados) e Ministério Público do Trabalho (rua Pimenta Bueno, 139, Amambaí).

Mato Grosso do Sul é o oitavo Estado a ser inspecionado pela Corregedoria Nacional. No Pará houve o maior número de atendimentos: 190 e no Rio Grande do Norte, o menor: 11.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions