ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Para resolver falta de água, poço vai custar R$ 35 milhões e demorar 1 ano

Priscilla Peres, enviada a Aparecida do Taboado | 04/02/2015 14:36
Diretor da unidade da Sanesul explica sobre projeto que vai custar milhões. (Foto: Alcides Neto)
Diretor da unidade da Sanesul explica sobre projeto que vai custar milhões. (Foto: Alcides Neto)
Captação de água é feita de um córrego na entrada da cidade. (Foto: Alcides Neto)
Captação de água é feita de um córrego na entrada da cidade. (Foto: Alcides Neto)

Há 13 anos o município de Aparecida do Taboado - distante 481 km de Campo Grande, começava enfrentar problemas com a distribuição de água captada de um córrego para a população. Com o passar o tempo a situação se agravou e agora a falta de água nas residências é constante.

A prefeitura e a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) atribuem o problema ao sistema arcaico usado pela distribuidora e o aumento populacional que resultaram em uma crise hídrica. Para tentar solucionar o problema, um poço tubular profundo que vai captar água do Aquífero Guarani começou a ser perfurado no fim de janeiro.

Porém, os moradores que já sofrem com a falta de água terão que esperar mais pelo menos um ano para ter o problema resolvido, pois esse é o tempo que a obra vai demorar para ser concluída. Além disso, a prefeitura e a Sanesul informam que irão investir R$ 35 milhões no "poção", como é chamado na cidade.

O supervisor da unidade de Aparecida do Taboado, Julio César Viana, explica que a produção de água está no limite e em épocas de maior consumo, como fim de ano, falta água para a população. Isso acontece por que o sistema de limpeza da água utilizado pela ETA (Estação de Tratamento de Água) é antigo e quando a água está mais escura o processo fica muito mais lento.

"No ano passado o nível de água da represa Córrego do Campo, onde é feita a captação, baixou muito e tivemos que fazer um aterro na vazante lá por outubro. Agora temos água, mas quando chove e a água fica escura demoramos muito tempo para limpar", explica Júlio César.

Máquinas já estão trabalhando na perfuração desde  a semana passada. (Foto: Alcides Neto)
Máquinas já estão trabalhando na perfuração desde a semana passada. (Foto: Alcides Neto)

Crise - A prefeitura alega que a perfuração vai beneficiar moradores dos bairros Chácara da Boa Vista, Jardim Brandini e Jardim Primavera e os novos loteamentos, localizados na parte alta da cidade que têm dificuldade com a pressão da água.

Esses bairros da chamada parte alta da cidade sofrem diariamente com a falta de água. A dona de casa Carla Cristina Martins, 44, explica que todo o dia falta água. "Já chegamos a dormir sem tomar banho. Por que a água só chega de madrugada e de manhã acaba de novo. Quem não tem poço fica sem", diz.

O prefeito Robinho Samara (PR) admite que a situação é critica. "Estamos furando um poço pra pegar o Aquífero, que vai resolver o problema de água que se alastra há 12 anos. O crescimento da cidade e o não acompanhamento da estação de tratamento de água e em virtude dessa seca também, nós estamos com um problema seríssimo de falta de água"

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias