ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Autoridades dizem que acompanham consequências da seca em MS

Priscilla Peres e Kleber Clajus | 02/02/2015 14:54
Com a queda no nível do córrego, árvores que ficaram submersas por 42 anos voltaram a aparecer. (Foto: Alcides Neto)
Com a queda no nível do córrego, árvores que ficaram submersas por 42 anos voltaram a aparecer. (Foto: Alcides Neto)
Nível do rio está cerca de 10 metro mais baixo que o normal para essa época do ano. (Foto: Alcides Neto)
Nível do rio está cerca de 10 metro mais baixo que o normal para essa época do ano. (Foto: Alcides Neto)

Aparecida do Taboado - distante 481 km de Campo Grande, está sofrendo as consequência da estiagem que atinge o país. O rio Paraná que nasce no município e seus afluentes estão cerca de 10 metros abaixo do nível esperado para a época, o que já compromete a produção de pescado, gado e leite do Estado.

O prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, mais conhecido por Robinho, explica que a situação do município é crítica. "É calamidade, quem está mexendo com piscicultura naquela região está sofrendo", afirma. De Aparecida do Taboado sai 10% da produção estadual de pescado, mas a atividade está comprometida com a seca em córregos e rios.

Robinho ressalta que a seca é consequência da falta de chuva em outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, que dão origem ao rio Paraná. "A seca é assustadora, eu que sou nascido e criado aqui vi quando o rio Paraná e seus afluentes começaram a formar o lago da barragem de Ilha Solteira, nunca nenhum morador da região viu o rio praticamente voltando ao normal".

Produção - O secretário de Governo e interino da Produção, Eduardo Riedel afirma que a situação do município está sendo monitorada. "Existem estágios gradativos de perda, temos que monitorar isso e chegar a um nível crítico de perda o Estado pode interferir para tentar ajudar os produtores de alguma forma".

Apesar disso, Riedel ainda lembra que quando se trata de condições climáticas, nem sempre é possível interferir. "Em clima e meio ambiente, temos poucas coisas a fazer, geralmente não depende de nós mudar a situação, o que podemos fazer e dar apoio para tentar minimizar as perdas".

Prevenção - Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é importante pensar em reservatórios para a água e planejar o futuro. "A agência de abastecimento daqui tem que olhar para nossos reservatórios, por que a possibilidade de termos aqui uma grande estiagem não está descartada".

"Nós temos que nos preparar para o futuro, para que se vier ocorrera a gente não tenha surpresas negativas como se está tendo hoje em São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e outros estados, por conta de uma falta de água que é um bem insubstituível na família".

Nos siga no Google Notícias