ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

A partir de amanhã, mais 3 aeronaves reforçam combate a incêndios no Pantanal

Marinha sobrevoou área e definiu estratégia que já começa a ser aplicada na tarde de hoje

Anahi Zurutuza | 25/07/2020 14:50
Fumaça mostra rastro do fogo avançando pelo Pantanal (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Fumaça mostra rastro do fogo avançando pelo Pantanal (Foto: Governo de MS/Divulgação)

A partir deste domingo (25), o combate aos incêndios no Pantanal ganhará o ajuda de mais três aeronaves. Segundo Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, o governo federal se comprometeu a enviar o reforço.

Neste sábado (25), um helicóptero Bambi Bucket da Marinha sobrevoou a área mais afetada e definiu estratégia de combate, que começaria nesta tarde na região da Codrasa e APA (Área de Preservação Ambiental) Baía Negra, em Ladário.

Segundo Verruck, a estratégia de reforço foi definida a partir de conversas com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo. Ficou acertado amanhã haverá chega um helicóptero H60. Na segunda-feira, uma aeronave C130, com capacidade para o transporte de 12 mil litros de água, e um helicóptero UH15 também entram em ação.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) atuam no combate aos incêndios desde o surgimento dos primeiros focos. Até agora, foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da Capital para Corumbá.

Emergência - Em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (24), o Governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência ambiental em toda área do Pantanal, que enfrenta os piores incêndios florestais dos últimos anos. O decreto é válido pelos próximos 180 dias.

Nos siga no Google Notícias