ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Acordo para compras no Paraguai entra em vigor até o fim do mês

Presidente da Câmara de Comércio diz que governo paraguaio ainda vai definir regras

Helio de Freitas, de Dourados | 17/09/2020 08:18
Fora de barreira sanitária, clientes brasileiros conversam com comerciante de Pedro Juan Caballero (Foto: Ademir Almeida)
Fora de barreira sanitária, clientes brasileiros conversam com comerciante de Pedro Juan Caballero (Foto: Ademir Almeida)

O acordo bilateral assinado ontem (16) entre o Paraguai e o Brasil para permitir a criação de corredores sanitários para compras em cidades do país vizinho deve começar para valer até o final deste mês e início de outubro, segundo previsão de comerciantes paraguaios.

Ao Campo Grande News, o presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Víctor Hugo Barreto, informou que o governo paraguaio ainda vai definir, com autoridades do Brasil, de que forma serão implementadas as medidas sanitárias para permitir a entrada dos brasileiros por tempo limitado para fazer as compras e retornar ao país de origem.

As fronteiras estão oficialmente fechadas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Em cidades paraguaias vizinhas de Mato Grosso do Sul, milhares de trabalhadores perderam o emprego e centenas de lojas fecharam as portas.

Em Pedro Juan Caballero, cidade separada apenas por uma rua de Ponta Porã (MS), funcionam desde julho sete pontos de delivery instalados na Linha Internacional para a retirada de mercadorias vendidas por telefone ou pela internet.

Pelo acordo assinado ontem entre o chancelar paraguaio Antonio Rivas e o ministro de Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo, haverá apenas um ponto de acesso para os clientes brasileiros.

“A cota será de 500 dólares, ou seja, os clientes brasileiros poderão comprar até esse valor sem precisar pagar imposto. Agora estamos esperando o protocolo para saber de como vai funcionar esse ponto de entrada e saída de estrangeiros”, afirmou Víctor Barreto.

Outro detalhe burocrático que precisa ser resolvido, segundo o comerciante paraguaio, é a abertura oficial das fronteiras brasileiras por parte do governo Bolsonaro. “Até o dia 26 deste mês está em vigor o decreto presidencial do Brasil que fecha sujas fronteiras. Acreditamos que no início de outubro comece a valer a nova regra”.

O acordo assinado ontem também estabelece corredores de compras em Encarnación, na fronteira do Paraguai com a Argentina, em Ciudad del Este – cidade ligada a Foz do Iguaçu pela Ponte da Amizade – e em Salto del Guairá, cidade vizinha de Mundo Novo (MS).

Acesso livre – Apesar de oficialmente a fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã continuar fechada, centenas de pessoas cruzam de um lado para o outro todos os dias.

O fluxo aumentou bastante após a redução do efetivo dos militares da FTC (Força-Tarefa Conjunta), designados para as buscas ao ex-vice-presidente paraguaio Óscar Denis, sequestrado há oito dias por guerrilheiros do grupo terrorista EPP (Exército do Povo Paraguaio).

O Campo Grande News apurou que durante o dia, alguns militares permanecem próximos aos pontos de delivery, mas à noite e de madrugada, a circulação é livre entre as duas cidades.

Nos siga no Google Notícias