ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Aeroporto operava com coordenadas erradas

Paulo Fernandes | 04/01/2011 14:33

Desde 1997, dados da localização tinham 1 km de diferença

Erro dificultava localização do aeroporto por pilotos que não conheciam a região (foto: arquivo)
Erro dificultava localização do aeroporto por pilotos que não conheciam a região (foto: arquivo)

Desde 1997, o aeroporto municipal de Dourados (Francisco de Mattos Pereira) operava com coordenadas erradas dificultando a localização por pilotos que não conheciam a região, principalmente em caso de pousos emergenciais. O erro foi corrigido em dezembro e divulgado nesta terça-feira pela prefeitura.

As coordenadas antigas tinham quase 1 km de distancia, apontando o aeroporto no local onde fica o quartel do Exército.

Apesar do erro de mais de uma década, não existe registro de incidente por conta das coordenadas erradas.

As coordenadas funcionam como um código para localização exata de pontos geográficos por meio do uso de equipamentos de sistema de posicionamento (GPS).

A correção foi feita por meio de uma portaria no mês passado, revogando as homologações anteriores, incluindo a de 2 de abril de 1997, que continha as coordenadas erradas.

“Quando ficamos sabendo do erro, levamos um topógrafo com GPS no eixo da pista do aeroporto. A avaliação confirmou que as coordenadas atribuídas ao aeroporto estavam erradas”, explicou o assessor de administração aeroportuária, Ian Galvão Rocha.

Segundo ele, a correção já tinha sido solicitada pelo governo do Estado em abril do ano passado, mas a mudança só foi feita em dezembro, após nova solicitação, dessa vez da Prefeitura de Dourados.

O novo ponto de referência do aeroporto foi incluído no cadastro de aeródromos da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil). A renovação da inscrição tem validade de dez anos.

Nos siga no Google Notícias