ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEXTA  04    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Agência lança acordo que prevê poda segura de árvores na rede elétrica

AGEMS apresentou termos de atuação conjunta com prefeituras, que prevê manejo e descarte regular de resíduos

Por Silvia Frias | 04/07/2025 10:42
Agência lança acordo que prevê poda segura de árvores na rede elétrica
Plano foi apresentado durante workshop, em Bonito (Foto/Divulgação)

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) lançou oficialmente inédito acordo de cooperação técnica e operacional, construído para oferecer apoio às prefeituras do Estado no manejo seguro da vegetação urbana, especialmente em áreas próximas à rede elétrica.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Agems lançou um acordo de cooperação técnica para apoiar prefeituras de Mato Grosso do Sul no manejo da vegetação urbana, especialmente em áreas próximas à rede elétrica. Bonito foi o primeiro município a aderir, seguido por Bela Vista e Bodoquena. O acordo, sem custos, inclui capacitação e suporte técnico da Energisa. O evento de lançamento ocorreu em Bonito, durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”. A iniciativa visa promover práticas sustentáveis e seguras, com a criação de programas anuais de manejo e a elaboração de uma cartilha educativa sobre arborização urbana e gestão de redes elétricas.

O município de Bonito foi o primeiro a aderir à parceria, que propõe um novo modelo de atuação conjunta entre Estado, prefeituras e a Energisa, concessionária de energia em MS. A proposta envolve ações integradas de capacitação, orientação técnica e prevenção de riscos, sem gerar custos para os municípios. Bela Vista e Bodoquena também manifestaram interesse na adesão.

O lançamento oficial foi realizado na última quarta-feira (3), em Bonito, durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”. Entre os pilares do acordo, segundo a assessora jurídica da Diretoria de Gás e Energia (DGE), Adriana Ortiz, estão apoio à criação de programa anual de manejo a arborização, realização de podas seguindo normas técnicas, destinação adequada dos resíduos gerados, capacitação das equipes municipais de plantio e poda e suporte técnico da agência e da Energisa.

 “É um acordo sem custos, que vai facilitar o diálogo, a execução dos planos de manejo e poda, e fomentar projetos de plantio adequado e reaproveitamento da vegetação retirada”, resumiu Adriana Ortiz.

Agência lança acordo que prevê poda segura de árvores na rede elétrica
Na lista de pilares do acordo, assessora jurídica, Adriana Ortiz, enfatizou que não custo às prefeituras (Foto/Divulgação)

“Esse é um instrumento que materializa a cooperação para promover o manejo seguro da arborização e capacitação dos municípios. É uma grande oportunidade para unirmos forças com as prefeituras e a concessionária, trazendo soluções práticas, sustentáveis e mais seguras, especialmente nesses tempos de mudança climática”, destacou o diretor-presidente da agência, Carlos Alberto de Assis.

Segundo o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, o acordo permite abordagem individualizada para cada cidade. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, celebrou a iniciativa como uma chance de ampliar os projetos sustentáveis já existentes na cidade. “Com essa cooperação, já temos a ideia de desenvolver um novo projeto de arborização”, afirmou.

Além da assinatura do primeiro acordo, o evento também marcou o lançamento da cartilha “Arborização Urbana e a Gestão de Redes Elétricas”, material educativo com ilustrações e a participação da personagem Gegê, assistente virtual da AGEMS.

“Essa cartilha esclarece a responsabilidade de cada ator no processo. É uma ferramenta para ampliar a comunicação com a população e garantir um serviço mais eficiente para o cidadão sul-mato-grossense”, afirmou Rejane Monteiro, diretora de Inovação da agência.

Agência lança acordo que prevê poda segura de árvores na rede elétrica
Participantes do workshop receberam certificado (Foto/Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias