Agência lança acordo que prevê poda segura de árvores na rede elétrica
AGEMS apresentou termos de atuação conjunta com prefeituras, que prevê manejo e descarte regular de resíduos
A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) lançou oficialmente inédito acordo de cooperação técnica e operacional, construído para oferecer apoio às prefeituras do Estado no manejo seguro da vegetação urbana, especialmente em áreas próximas à rede elétrica.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Agems lançou um acordo de cooperação técnica para apoiar prefeituras de Mato Grosso do Sul no manejo da vegetação urbana, especialmente em áreas próximas à rede elétrica. Bonito foi o primeiro município a aderir, seguido por Bela Vista e Bodoquena. O acordo, sem custos, inclui capacitação e suporte técnico da Energisa. O evento de lançamento ocorreu em Bonito, durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”. A iniciativa visa promover práticas sustentáveis e seguras, com a criação de programas anuais de manejo e a elaboração de uma cartilha educativa sobre arborização urbana e gestão de redes elétricas.
O município de Bonito foi o primeiro a aderir à parceria, que propõe um novo modelo de atuação conjunta entre Estado, prefeituras e a Energisa, concessionária de energia em MS. A proposta envolve ações integradas de capacitação, orientação técnica e prevenção de riscos, sem gerar custos para os municípios. Bela Vista e Bodoquena também manifestaram interesse na adesão.
O lançamento oficial foi realizado na última quarta-feira (3), em Bonito, durante o Workshop “Plantio Adequado e Poda Responsável”. Entre os pilares do acordo, segundo a assessora jurídica da Diretoria de Gás e Energia (DGE), Adriana Ortiz, estão apoio à criação de programa anual de manejo a arborização, realização de podas seguindo normas técnicas, destinação adequada dos resíduos gerados, capacitação das equipes municipais de plantio e poda e suporte técnico da agência e da Energisa.
“É um acordo sem custos, que vai facilitar o diálogo, a execução dos planos de manejo e poda, e fomentar projetos de plantio adequado e reaproveitamento da vegetação retirada”, resumiu Adriana Ortiz.

“Esse é um instrumento que materializa a cooperação para promover o manejo seguro da arborização e capacitação dos municípios. É uma grande oportunidade para unirmos forças com as prefeituras e a concessionária, trazendo soluções práticas, sustentáveis e mais seguras, especialmente nesses tempos de mudança climática”, destacou o diretor-presidente da agência, Carlos Alberto de Assis.
Segundo o diretor de Gás e Energia, Matias Gonsales, o acordo permite abordagem individualizada para cada cidade. O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, celebrou a iniciativa como uma chance de ampliar os projetos sustentáveis já existentes na cidade. “Com essa cooperação, já temos a ideia de desenvolver um novo projeto de arborização”, afirmou.
Além da assinatura do primeiro acordo, o evento também marcou o lançamento da cartilha “Arborização Urbana e a Gestão de Redes Elétricas”, material educativo com ilustrações e a participação da personagem Gegê, assistente virtual da AGEMS.
“Essa cartilha esclarece a responsabilidade de cada ator no processo. É uma ferramenta para ampliar a comunicação com a população e garantir um serviço mais eficiente para o cidadão sul-mato-grossense”, afirmou Rejane Monteiro, diretora de Inovação da agência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.