ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Agência paraguaia intercepta carga milionária de cocaína a caminho de MS

Avaliada em 6 milhões de dólares no Brasil, droga estava no teto da cabine de uma carreta

Por Helio de Freitas, de Dourados | 20/01/2026 16:09


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai interceptaram carregamento de 425 quilos de pasta-base de cocaína avaliada em 6 milhões de dólares. A droga estava escondida no teto da cabine de uma carreta na região de Chirigüelo, próximo a Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Ponta Porã (MS).A apreensão, realizada durante a Operação Nelore, revelou uma nova rota do narcotráfico que utiliza caminhões de grande porte adaptados e rodovias secundárias para driblar a fiscalização. O motorista Eulalio Ramón Mercado, de 65 anos, foi preso durante a ação.

Carga de pasta-base de cocaína que estava sendo trazida para Mato Grosso do Sul foi interceptada nesta terça-feira (20) por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai.

Avaliada em 6 milhões de dólares no mercado brasileiro, a droga estava escondida no teto da cabine de uma carreta, interceptada na região de Chirigüelo, zona rural de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS). Foram apreendidos 425 quilos de pasta-base.

A apreensão ocorreu no âmbito da Operação Nelore, desencadeada pela agência antidrogas do país vizinho após o serviço de inteligência descobrir que grande carga de cocaína estava sendo transportada para o território brasileiro.

Durante vistoria inicial, os policiais encontraram sinais de compartimentos ocultos na cabine. A carreta foi levada para a sede regional da Senad em Pedro Juan Caballero, onde 405 tabletes foram retirados (veja o vídeo acima). O motorista, identificado como Eulalio Ramón Mercado, de 65 anos, foi preso.

Conforme a Senad, a apreensão de hoje revela a existência de uma nova rota do narcotráfico, com uso de caminhões de grande porte adaptados para transportar a droga em meio a cargas lícitas e que utilizam rodovias secundárias para driblar a fiscalização. Traficantes de cocaína produzida principalmente na Bolívia utilizam o Paraguai como entreposto para o envio ao Brasil e para a Europa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.